sábado, setembro 30, 2006

Frase (DMS)

O silêncio é um dos argumentos mais difíceis de refutar.

Josh Billings

Expulsão de ilegais. (DMS)

O ministro do Interior francês, Nicolas Sarkozy, defendeu hoje, na reunião de ministros dos oito países da Europa do Sul em Madrid, a expulsão de imigrantes ilegais e a interdição das regularizações maciças na União Europeia. Finalmente, uma voz sem preconceitos.
A propósito da regularização do governo Espanhol de 600.000 imigrantes em 2005, Sarkozy criticou duramente, e bem, o facto de não ter consultado os parceiros da UE. «Quando um país regulariza, regulariza para si, mas também para todos os outros países do espaço Schengen (onde existe a livre circulação de pessoas e bens). Quando alguém é regularizado em Espanha, tem o direito de entrar em França». Sarkozy acrescenta que os repatriamentos de estrangeiros em situação irregular são «o melhor sinal» a enviar «às máfias e às organizações criminosas que exploram as pessoas».
Como é que se pode convencer os líderes políticos que a resolução do problema passa pela ajuda aos países em dificuldades e não no acolhimento de imigrantes? Por exemplo, há alguém que acolha em sua casa cidadãos em dificuldades ou prefere ajudá-los fornecendo-lhes géneros?

Refundar a direita ou a esquerda? (DMS)

Contra o que muitos esperavam, o colapso do comunismo não veio abrir terreno para a afirmação da esquerda socialista democrática. Afinal, "com o marxismo desapareceram não apenas os disfuncionais regimes comunistas e os seus iludidos apologistas no Ocidente, mas também todo o esquema de pressupostos, categorias e explicações criado ao longo dos últimos 150 anos e que considerávamos de esquerda" (Tony Judt, The New York Review, 21-9-06). Assim, a generalidade dos actuais Governos socialistas, de Blair a Sócrates passando por Lula ou Zapatero, tem seguido políticas económicas de direita. Alguns socialistas, reclamando-se de uma esquerda dita moderna, tentam marcar a diferença face à direita na área dos "temas fracturantes": aborto, uniões homossexuais, etc. Mas é curto, dadas as questões que a globalização e as novas tecnologias trouxeram.

Francisco Sarsfield Cabral

domingo, setembro 24, 2006

A ler (DMS)

Daqui a 30 anos não há reformas como hoje, Bagão Félix em entrevista ao Correio da Manhã.

Frase (DMS)

Política é a segunda profissão mais antiga do mundo, muito semelhante à primeira, aliás.

Ronald Reagan

A não perder! (DMS)

Socrates or Muhammad? Joseph Ratzinger on the destiny of reason.

by Lee Harris

sábado, setembro 23, 2006

O valor da Pátria. (DMS)

Li esta notícia do Diário Digital:

Sondagem: 28% dos portugueses preferia ser espanhol

Mais de um quarto dos portugueses são da opinião que Portugal e Espanha deveriam ser um só país e a esmagadora maioria destes acredita que o país se desenvolveria mais se fizesse parte desse Estado Ibérico.

A sondagem, realizada pela Intercampus para o semanário Sol, revela que 63,9% dos inquiridos defenderia a República nesse Estado unificado, mas 52,6% aponta Juan Carlos como possível rei do império ibérico.

Dos 741 inquiridos, a grande maioria (68,1%) acredita que se Portugal se unisse a Espanha, os portugueses seriam tratados em igualdade.


Apesar da amostra ser demasiado pequena e não merecer, porventura, este post faz-me pensar o que seria dos nossos oito séculos de história se tal acontecesse? De que valeria o esforço de tantos portugueses para construir Portugal? Será justo fazer este tipo de sondagens? Será isto uma prova de imaturidade social? Porque é que esses 28% não se limitam e emigrar? Essas pessoas não merecem a nacionalidade portuguesa! A esta altura estarão os espanhóis a rirem-se deste povo grandioso!
Já dizia o anónimo, somos povo sorumbático mas, espicaçados, em heróis nos convertemos. Somos povo fincado à terra mas, espicaçados, metemo-nos a caminho e damos novos mundos ao mundo. Lamento e tenho pena de quem pensa o contrário.

Acerca do aborto. (DMS)

Avizinham-se tempos de batalha entre os defensores da vida e os defensores da morte. Apelando à coragem dos dirigentes políticos que são favoráveis à vida peço que não se esqueçam que os grandes homens, os predestinados, os grandes chefes, não se embaraçam com preconceitos, com fórmulas, com preocupações do politicamente correcto. Da minha parte, estou pronto.

Será verdade? Que bom que era... (DMS)



Arábia Saudita acredita que Bin Laden está morto.

quinta-feira, setembro 21, 2006

Frase (DMS)

Na política, os ódios comuns são a base das alianças.

Alexis de Tocqueville

Compromisso Portugal, viva o neo-liberalismo! (DMS)

Políticos assumem poder sem estarem preparados e estão orientados para a conquista do voto.

Tribunais com menos processos e com mais gestão.

O Compromisso Portugal acredita que o modelo social em Portugal deveria assentar em três pilares: educação, acesso a serviços essenciais, como a saúde e a justiça, e o combate à pobreza.

Compromisso defende redução do IRC para nível irlandês.

Compromisso quer abater 5 mil milhões à despesa do Estado.

Promover a eficiência energética e a sustentabilidade.

Separar a tutela das duas funções educacionais que competem ao Estado e reforçar a oferta privada são as duas principais ideias do Compromisso Portugal para a área da educação básica e secundária.

Capitalização custa 0,6% do PIB até 2051 e 1% entre 2051 e 2091.

Portugal tem que ter universidades de classe mundial.

Este é um movimento apartidário que defende aquilo o que realmente o país precisa. É este o caminho que Portugal deve seguir, é este o caminho para a prosperidade económica, é este o caminho que Portugal anda à procura. Só falta uma coisa, alguém com coragem política para conduzir este Portugal sem destino.

Humor! (DMS)

O Diabo passou ontem por aqui, este lugar ainda cheira a enxofre.

Hugo Chávez na sua intervenção na Assembleia Geral das Nações Unidas.
O homem está cada vez pior, não há cura!

quarta-feira, setembro 20, 2006

Privatizações necessárias. (DMS)

O Compromisso Portugal propõe a redução do papel do Estado na economia e aponta como privatizações a considerar a CP-Caminhos de Ferro Portugueses e a Administração dos Portos de Lisboa (APL), além da TAP, ANA e EDP.

terça-feira, setembro 19, 2006

Frase (DMS)

A democracia, mais do que qualquer outro regime, exige o exercício da autoridade.

Saint-Jonh Perse

Frustração (DMS)

Terminou a Marcha pelo Emprego, percorrida pelo Bloco de Esquerda. Ao cabo de dezassete penosos dias e centenas de longos quilómetros, o resultado é que o Bloco de Esquerda não criou um único posto de trabalho, nem tão-pouco ajudou a criá-los. Aliás, faziam da marcha uma festa!

Temos Procurador! (DMS)

Fernando Pinto Monteiro, juiz-conselheiro, será o novo Procurador Geral da República sucedendo, assim, a Souto Moura. A posse está marcada para o dia 9 de Outubro.
Parece que o semanário "Sol" enganou-se ao afirmar que "a alegada filiação maçónica" poderia "comprometer indigitação". Apesar de o próprio negar a suposta filiação não deixa de ser suspeito e de mostrar, uma vez mais, as relações cada vez mais evidentes entre socialistas e maçons.

Suécia virou à Direita! (DMS)

domingo, setembro 17, 2006

A ler (DMS)

A coragem do Papa por Judite de Sousa.

Religião de paz... (DMS)

Ofendidos por terem entendido que o discurso de Bento XVI estabeleceu uma relação entre o Islão e a violência, os integrantes do grupo armado iraquiano Jaiech al-Mujahedin dispuseram-se a mostrar que não são violentos ameaçando atacar o Vaticano.

in: http://oinsurgente.blogspot.com

sexta-feira, setembro 15, 2006

As FARC no Avante (DMS)

Ingrid Betancourt Pulecio nasceu em Bogotá, na Colômbia, no dia de Natal de 1961, é casada e tem dois filhos. Em 2001 decidiu candidatar-se à Presidência da República do seu país e foi raptada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em 2002. As FARC são uma organização classificada pela União Europeia como terrorista. As FARC financiam-se através de extorsão, roubo, tráfico de droga e tem sequestradas mais de 3.000 pessoas, entre as quais a candidata à Presidência da Colômbia. Entre outras actividades, realizam atentados de que resulta a morte de muitos civis. São amigos do Partido Comunista Português, que decidiu convidá-las para a Festa do Avante, na Quinta da Atalaia, por intermédio da revista Resistência, seu órgão oficial.

in: http://tomarpartido.weblog.com.pt/

quinta-feira, setembro 14, 2006

Excelente ataque! (DMS)

Tony Blair ataca loucura anti-norte-americana na Europa.

O chefe do governo britânico defendeu que «o perigo de hoje não é que os Estados Unidos estejam demasiado envolvidos, mas que decidam levantar a ponte levadiça e retirar.»
De acordo com Blair, a Europa «precisa e quer» que os Estados Unidos estejam sempre envolvidos em todas as grandes matérias da política externa e pensar o contrário «é uma loucura». «A verdade é que nenhum dos problemas que nos pressiona pode ser resolvido, nem sequer pensado, sem a presença deles», acrescentou Blair.
Finalmente, uma voz na Europa que agradece e reconhece o que os E.U.A. têm feito por nós. É caso para dizer, ai de nós sem os E.U.A.!

segunda-feira, setembro 11, 2006

Frase (DMS)

A imprensa pode causar mais danos que a bomba atómica. E deixar cicatrizes no cérebro.

Noam Chomsky

5 anos (DMS)

quarta-feira, setembro 06, 2006

Boa notícia! (DMS)

Relatório do Banco Mundial elogia simplificação do processo de criação de novas empresas. E diz: “o país executou a maior reforma do mundo” a este nível.

O novo mecanismo de criação de empresas na hora não fez disparar o PIB. Mas pelo menos já permitiu que Portugal tenha subido cinco lugares no ‘ranking’ do Banco Mundial das localizações mais favoráveis para fazer negócios. Portugal ocupa agora a 40ª posição. Os principais obstáculos são a excessiva rigidez do Código Laboral e a dificuldade em licenciar novos projectos.

in: Diário Económico

Quioto não é eficaz (DMS)

Cientistas aconselham adaptação às alterações climáticas porque Quioto não é eficaz.

terça-feira, setembro 05, 2006

De facto...(DMS)

Since 1970 some 20 million (legal) Islamic immigrants have settled in Europe. Thus it seems to me that what Islamist terrorism cannot achieve in the short term might well be achieved by peaceable means in the long term. The flaws of multiculturalism, a fast-falling birthrate and a catastrophic loss of Christian identity could reverse the great victory of the Franks at Poitiers.

sábado, setembro 02, 2006

Frase (DMS)

Quando os homens são puros, as leis são desnecessárias; quando são corruptos, as leis são inúteis.

Benjamin Disraeli

Sensatez (DMS)

PSD quer Parlamento com menos 50 deputados.

Pinturas de Edvard Munch recuperadas (DMS)

"O Grito" - 1893 "Madonna" - 1894

Günter Grass e o nazismo (DMS)

O prémio Nobel de Literatura Günter Grass surpreendeu a opinião pública com revelações sobre seu envolvimento com o regime nazista quando jovem. Aos 15 anos, Grass apresentou-se como voluntário à tropa de submarinos do Terceiro Reich, mas não foi recrutado. Aos 17 anos, foi enviado para Dresden como integrante da Waffen-SS, uma tropa de elite nazista à parte das Forças Armadas, e especialmente actuante no Holocausto.
O chocante desta história é o facto de se tratar de Günter Grass, guardião da consciência histórica alemã, delator de todas as hipocrisias relativas à memória do nazismo, social-democrata engajador de verve moralizante e prémio Nobel da literatura. O que também choca é o facto de a revelação ter sido tão tardia.

 

 

   Links

Blogues

  • 31 da Armada
  • A Arte da Fuga
  • A Destreza das Dúvidas
  • A Origem das Espécies
  • Abrigo de Pastora
  • Abrupto
  • Atlântico
  • Axónios Gastos
  • Blasfémias
  • Bloguí­tica
  • Causa Liberal
  • Combustões
  • Conversas Vadias
  • Da Rússia
  • Do Portugal Profundo
  • Grande Loja do Queijo Limiano
  • João Pereira Coutinho
  • Letras com Garfos
  • Lóbi do Chá
  • Margens de Erro
  • My Guide to your Galaxy
  • O Futuro Presente
  • O Insurgente
  • O Mal de Portugal
  • O Observador
  • O Purgatório
  • Observatório da Jihad
  • Por Causa Dele
  • Por Tu Graal
  • Pura Economia
  • Quadratura do Círculo
  • Relações Internacionais
  • Retórica
  • Tempos Interessantes
  • Teoria da Suspiração
  • The Guest of Time
  • The Intelectual Life
  • Tomar Partido
  • Blogues Internacionais

  • Cato @ Liberty
  • Counterterrorism Blog
  • Freakonomics Blog
  • JCB Blog
  • Johan Norberg Blog
  • NEI Nuclear Notes
  • Private Sector Development Blog
  • Secondhand Smoke
  • The Conservative Philosopher
  • Imprensa

  • Público
  • Correio da Manhã
  • Jornal de Notí­cias
  • Diário Digital
  • Diário de Notí­cias
  • Agência Lusa
  • Diário Económico
  • Jornal de Negócios
  • Courrier Internacional
  • Expresso
  • Visão Online
  • Sol
  • TSF
  • Rádio Renascensa
  • Imprensa Internacional

  • ABC
  • Google News
  • Yahoo! News
  • The Economist
  • BusinessWeek
  • Foreign Policy
  • Time
  • Bloomberg
  • Financial Times
  • MSNBCnews
  • Foreign Affairs
  • CNN
  • Fortune
  • The Atlantic
  • The Times
  • The New York Times
  • Washington post
  • Zenit
  • Reuters
  • MercatorNet
  • Agence France Press
  • Courrier International
  • Le Monde
  • All Africa
  • Jornal de Angola
  • Invertia
  • Aljazeera
  • China Daily
  • Informações

  • IEEI
  • CIARI
  • IPRI
  • CIEJD
  • IGFSE
  • SEDES
  • Crí­tica
  • O Portal da Cidade de Braga
  • Universidade do Minho
  • Centro Universitário do Minho
  • Parleurop
  • Rede Eléctrica Nacional
  • Páginas Amarelas
  • Icep Portugal
  • Comissão Nacional de Eleições
  • Instituto Nacional de Estatí­stica
  • Dicionário de Lí­ngua Portuguesa
  • Banco de Portugal
  • Compromisso Portugal
  • União Europeia
  • Serviço de Informações de Segurança
  • Presidência da República
  • Portal do Governo
  • Diário da República Electrónico
  • Assembleia da República
  • Informações Internacionais

  • WTO
  • OPEC
  • OECD
  • OSCE
  • NATO
  • Hoover Institution
  • BP Global
  • Institute for International Economics
  • The World Bank
  • International Monetary Fund
  • Center for Security Policy
  • Chatham House
  • Council on Foreign Relations
  • Institut d'Études de Sécurité
  • Eurobarometer
  • Institute of Development Studies
  • G8 Information Centre
  • United Nations
  • Terrorism Research Center
  • The International Institute For
    Strategic Studies

  • CIA - The World Fact Book
  • Religião Católica

  • A Santa Sé
  • Opus Dei
  • Catholic Fire
  • Partidos Polí­ticos Portugueses

  • Partido Social Democrata
  • CDS/Partido Popular
  • Partido Nova Democracia
  • Partido Socialista
  • Partido Comunista Português
  • Bloco de Esquerda
  • Partidos e Instituições Conservadoras

  • International Democratic Union
  • The Conservative Party
  • Republican National Committe
  • American Conservative Union
  • The Churchill Center
  • Margaret Thatcher Foundation
  • Union pour un Mouvement Populaire
  • CDU/CSU
  • Conservative Party of Canada
  • Liberal Party of Australia