quinta-feira, março 31, 2005

Gustave Courbet "The Stormy Sea - 1869" (DS)

Frase do dia (DS)

O rei foi muito bom comigo. Promoveu-me de simples criada a marquesa. Depois me fez rainha. Agora me fez mártir.

Ana Bolena, antes de ser decapitada a mando do marido Henrique VIII

quarta-feira, março 30, 2005

Frase do dia (DS)

O sucesso tem muitos pais, mas o fracasso é órfão.

Ditado Americano

Jean-Baptiste Armand Guillaumin "Rainy Weather" (DS)

Dividend Yield (DS)

Rácio entre o dividendo por acção e a cotação de uma acção. Corresponde à rendibilidade da acção ignorando as flutuações no respectivo preço.

terça-feira, março 29, 2005

Mercado de balcão (DS)

Um mercado aberto para títulos não cotados em Bolsa. Este mercado permite a empresas de menor dimensão, que não podem suportar os custos de uma cotação propriamente dita, criar um mercado livre para transaccionar os seus títulos, bem como aos seus fundadores recuperar o investimento realizado. Estes mercados existem apenas virtualmente, isto é, não existe uma sede física em bolsa para estas transacções que são feitas apenas por telefone ou por via informática.

Juan Gris "The Man at the Café - 1914" (DS)

Frase do dia (DS)

Quando não se encontra alguém melhor ou igual é melhor ser solitário. Não se pode conviver com os tolos.

Buda

Direito à vida (DS)

Em 1998, no referendo do aborto, o Não conseguiu uma vitória esmagadora sobre o Sim. Após esta vitória, o Não empenhou-se na criação de novas instituições de apoio a grávidas que têm dificuldades financeiras, problemas familiares, etc. E o que fez o Sim? Nada.
A esquerda, que é em grande maioria a defensora do aborto, dá ênfase ao problema das mulheres e associa aborto ás mulheres revelando assim, egoísmo. Na concepção de uma vida está também incluído o homem e o homem também tem uma palavra a dizer. Há também a grande protagonista que é a vida. Portanto, a esquerda esquece-se que há mais duas personagens fundamentais nesta história e que esta não se resume á mulher. Os apoiantes do aborto debatem-no centrando as questões na mulher e desprezam a vida que está em jogo.
A questão do referendo é: "Concorda que deixe de constituir crime o aborto realizado nas primeiras dez semanas de gravidez, com o consentimento da mulher, em estabelecimento legal de saúde?", a expressão “com o consentimento da mulher” mais uma vez mostra o quanto o homem e a vida humana são desprezadas (e ainda se diz que o país tem muito presente o machismo).
O aborto não resolve o problema de crianças indesejadas. O aborto é um homicídio assistido e legal. A legalização do aborto é uma manipulação da vida humana.
A ciência (
http://aborto.no.sapo.pt/cientistas.htm) defende que independentemente de se abortar nas primeiras dez ou oito semanas, está-se a retirar o direito á vida de uma pessoa.
O ex-deputado António Maria Pinheiro Torres escreveu (
http://porcausadele.blogspot.com) no seu blog a sua opinião acerca desta questão e não posso deixar de aconselhar os leitores a ler.
Nós não temos direito nem somos idóneos de definir quem deverá ter ou não vida. A vida é um direito que assiste a todos e não é a mulher que decide se o filho deverá ou não viver.

segunda-feira, março 28, 2005

Frase do dia (DS)

Mantenha-se respirando.

Fred Benson, 101 anos, quando lhe perguntaram se tinha algum conselho sobre a longevidade.

Juan Gris "Portrait of Picasso - 1912" (DS)

domingo, março 27, 2005

Páscoa (DS)

Desejo a todos os leitores uma boa Páscoa!

Diogo Silva

Frase do dia (DS)

Matar o elefante é fácil. Difícil é remover o cadáver.

Mikhail Gorbatchev

sábado, março 26, 2005

Day trading (DS)

Tipo de investimento que consiste em negociar diariamente, fechando todas as posições no fim de cada sessão.Com fins meramente especulativos, os day traders, procuram ganhar com pequenas oscilações de preços ao longo da sessão.

Frase do dia (DS)

As idéias são como crianças. As nossas são sempre maravilhosas.

The executive speechwriter Newsletter

Vincent van Gogh "The night café - 1888" (DS)

sexta-feira, março 25, 2005

Frase do dia (DS)

A televisão não vai durar nem seis meses. As pessoas logo ficarão cansadas de ficar olhando para uma caixinha todas as noite.

Darryl F. Zanuch, director da 20th Century Fox,1946

quarta-feira, março 23, 2005

American Depositary Receipt (DS)

Certificados de depósito (ADR) representativos de acções de empresas estrangeiras, negociadas em bolsa no país de origem, que são negociados em bolsas norte-americanas, como se de acções se tratassem

Camille Pissarro " Les chataigniers a Osny - 1873" (DS)

Frase do dia (DS)

A prosperidade faz amigos. A adversidade testa-os.

Pubilius Syrus, século Ia.C.

domingo, março 20, 2005

Sting "If I Ever Lose My Faith In You" (DS)

You could say I lost my faith in science and progress
You could say I lost my belief in the holy church
You could say I lost my sense of direction
You could say all of this and worse but

If I ever lose my faith in you
There'd be nothing left for me to do

Some would say I was a lost man in a lost world
You could say I lost my faith in the people on TV
You could say I'd lost my belief in our politicians
They all seemed like game show hosts to me

If I ever lose my faith in you
There'd be nothing left for me to do

I could be lost inside their lies without a trace
But every time I close my eyes I see your face

I never saw no miracle of science
That didn't go from a blessing to a curse
I never saw no military solution
That didn't always end up as something worse but
Let me say this first

If I ever lose my faith in you
There'd be nothing left for me to do

Frase do dia (DS)

Ele me prometeu brincos, mas apenas furou minhas orelhas.

Provérbio árabe

sábado, março 19, 2005

John Henry Cardinal Newman - 1854 (DS)

It is well to be a gentleman, it is well to have a cultivated intellect, a delicate taste, a candid, equitable dispassionate mind, a noble and courteous bearing in the conduct of life - these are the connatural qualities of a large knowledge, they are the objects of a University.

Frase do dia (DS)

Se você não for melhor que hoje no dia de amanhã, então para que você precisa do amanhã?

Rabbi Nahman de Bratslav

Paul Gauguin "Femmes de Tahiti - 1891" (DS)

quinta-feira, março 17, 2005

Frase do dia (DS)

Tudo o que é bom de saber é difícil de ensinar.

Provérbio grego

quarta-feira, março 16, 2005

Golden Share (DS)

Acção detida pelo Estado numa empresa pública ou numa associada de economia mista, objecto de um privatização total ou parcial, que confere aquele direitos particulares e implica, pelo seu conteúdo, disposições estatutárias especiais, que normalmente incidem sobre decisões de carácter estratégico para a empresa, como fusões, aquisições, cisões, e alteração dos estatutos.

Frase do dia (DS)

Os trabalhadores mais incapazes são sistematicamente promovidos para o lugar onde possam causar menos danos: a chefia.

Scott Adams

Mary Cassat "La Toilette - 1891" (DS)

segunda-feira, março 14, 2005

Bear (DS)

Pressão vendedora no mercado, originando o chamado mercado «bearish», que apresenta uma tendência de queda, onde a maior parte os títulos registam desvalorizações. Contrapõem-se ao «bull».

Esquerdas e direitas, um certo autoritarismo retórico (DS)

O jonalista Mário Pinto cita o caso do deputado do BE que se indignou, no Parlamento, causa das liberdades, com os debates que na Universidade Católica tiveram lugar sobre a teologia do corpo. Tratou-se de um Colóquio para aprofundar as concepções cristãs em matérias que não se reduzem à sexualidade, mas também a incluem. E pelo facto de essas ideias serem contrárias às do Senhor Deputado, embora sejam ideias legítimas, legais, morais e constitucionais, foram por ele no Parlamento violentamente atacadas e caluniadas de fundamentalismo e direitismo. O episódio foi de enorme gravidade, porque teve tons intimidatórios.
Certos políticos de esquerda gostam de se apresentar sempre como tal, implicitando que ser de esquerda é ser bom. E gostam de atacar os adversários chamando-lhes de direita, implicitando que ser de direita é ser mau. Ora, esta classificação assim linear e bipolarizada das posições políticas é um esquema primário e meramente retórico nas artes políticas.
Ao estudar-se ciências políticas, verifica-se que as várias posições políticas situam-se num espaço de dois eixos rectangulares que permite medir as duas essenciais coordenadas de cada ponto ou posição política.
Vou citar mais uma vez Mário Pinto que segundo ele: "Um dos eixos é o que tem por pólos: de um lado, o totalitarismo (ou, se se quiser, a ditadura ou o Estado absoluto); e do outro lado as liberdades pessoais (ou, se se quiser, o personalismo, ou o liberalismo, visto que foi o liberalismo que política e historicamente proclamou primeiro as liberdaes individuais contra o estado absoluto).
O outro eixo polariza-se entre as posições extremas de uns, que mantêm as desigualdades sociais impiedosamente, e outros, que defendem a justiça social como não podendo ser menos do que o radical igualitarismo; ou seja, entre o conservadorismo e o progressismo extremos."
O marxismo-leninismo teve o grande mérito de explicar com toda a clareza e rigor a teorização fundamentante desta acumulação de ditadura e de igualitarismo (sem classes). Mas os nossos políticos de extrema esquerda, hoje, não falam nem rigoroso nem claro. Mantêm o autoritarismo mas preferem a retórica.
Escreveu há dias um ilustre representante do BE, a propósito das questões das propinas, que «para a direita, todos os bens sociais devem ser mercantilizados...». E que «para a esquerda, pelo contrário, há bens que têm custo mas não devem ter preço». Ora isto é uma meia verdade e uma mei mentira.
Para Mário Pinto,"não custaria muito aos políticos imtelectuais estudarem a teoria dos direitos sociais, para ficarem a saber que, de facto, há quem defenda a inteira estatização da prestação dos «bens sociais», mas que essa é uma posição extrema colectivista e autoritária, de modelo soviético. E que as democracias liberais, entre as quais Portugal se conta, não defendem a estatização de todos os serviços que satisfazem os direitos sociais. E que nem isso era imaginável numa economia de mercado."
Estas proclamações pseudo-teóricas sobre a estatização e a gratuitidade dos bens sociais humilham-nos, porque nos tomam por ignorantes.
Há duas questões bem distintas. Há logicamente a questão do papel do Estado Social na garantia e satisfação dos direitos sociais. Por princípio democrático e por razões irremovíveis da ordem da prática, o Estado deve respeitar o princípio doutrinal de subsidiariedade e a ordem social das prioridades. Mário Pinto diz que "É óbvio que, a não ser num regime colectivista de tipo soviético, o Estado não pode, nem deve, ter o monopólio da produção das prestações de serviço público, nem tem que fornecê-las gratuita e universalmente, mas apenas graduar a sua intervenção em ordem a garantir os mínimos e a progredir de acordo com as prioridades das necessidades e as possibilidades da sociedade civil. Isto não obsta em nada ao papel específico de financiamento público, porque para isso é que o Estado tem o monopólio da cobrança dos impostos."
Para finalizar, Mário Pinto diz que há uma última questão, muito diferente, que é o desígnio do controlo estatal da educação escolar, por razões ideológicas. Pois, "É uma questão histórica, e está bem documentada para se poder esconder atrás de teorizações sobre os bens públicos. Desde há séculos que múltiplas experiências de autoritarismo de Estado, conservadoras e progressistas, privilegiaram o controlo político do sistema escolar como um dos mais poderosos instrumentos de propaganda ou contrapropaganda cultural ao dispor do poder político - o velho desígnio do «Estado-educador» - contra a liberdade de educação dos pais e das instituições da sociedade civil. Basta ler a história da educação.

Henri Matisse "Notre-Dame, une fin d'après-midi - 1902"(DS)

Frase do dia (DS)

Quando todos pensam igual é porque ninguém está pensando.

Walter Lippman

domingo, março 13, 2005

Frase do dia (DS)

O mentiroso deve ter uma boa memória.

Quintiliano, século I a.c.

Paul Cézanne " Still Life with Apples - 1890" (DS)

sábado, março 12, 2005

Frase do dia (DS)

Estabilização no Brasil é como mamilo de homem: não é útil nem ornamental.

Ricardo Campos, 1985

sexta-feira, março 11, 2005

Entidade Gestora (DS)

Entidade especializada e legalmente habilitada que se encarrega da gestão do património de um fundo de investimento, tomando as decisões de investimento segundo os princípios da diversificação (divisão do risco) e da maximização de rendibilidade das aplicações.

Michelangelo "David - 1501-04"(DS)

Frase do dia (DS)

A única coisa bem distribuída no mundo é o bom senso. Tanto isso é verdade, que todos acreditam que já o têm o suficiente.

Michel de Montaigne

quinta-feira, março 10, 2005

Liberalismo (DS)

O Liberalismo é a atitude, filosofia, ou movimento que tem como ideia base o desenvolvimento da liberdade individual e do progresso social.
O liberalismo eventualmente ficou identificado com os movimentos de modificação da ordem social, através da maior extensão da democracia.
Os liberais atacaram os monopólios e as políticas mercantilistas que sujeitavam a economia ao controlo do estado. Defendiam uma ideologia política, social e económica caracterizada pelo "primado da soberania popular e da vontade geral, aplicação estrita do princípio do "laissez faire, laissez passer".

"laissez faire [Fr, = deixar por si]", doutrina económica e política que defende que um sistema económico funciona melhor quando não há interferência do governo. É baseado no principio que a ordem económica natural tende (quando não há perturbações por estímulos artificiais ou regulações), para assegurar o máximo bem-estar para o indivíduo e para a comunidade. Os princípios do "laissez faire" foram formulados pelos fisiocratas franceses no séc. XVIII em oposição ao mercantilismo."

terça-feira, março 08, 2005

Yves Tanguy "Indefinite Divisibility - 1942"(DS)

Conservadorismo (DS)

Fico espantado com as criticas de esquerda acerca do conservadorismo certamente, não sabem o que é.
Pois bem, Conservadorismo é um estado de pensamento avesso à mudança rápida e à inovação, esforçando-se por obter o equilíbrio e a ordem, enquanto evita os extremismos, cujos valores se devem apreender e determinar pela consagração da História.
O que caracteriza o conservador é a defesa de um mínimo ético de valores sociais estáveis.
Para o conservador, a religião, a pátria, a família, a propriedade são valores a defender e manter, mas cuja representação e realização são históricas. Logo sujeitas à mudança nas suas manifestações externas e formais.
O conservadorismo recebeu a sua fórmula clássica nos trabalhos do estadista Britânico Edmund Burke ( 1729-97).

«Edmund Burke (1729-97), estadista e orador inglês, defendeu muitas causas dos direitos do homem e pô-los em evidência através dos seus discursos eloquentes. Burke nasceu em Dublin e estudou Direito em Londres antes de abraçar a carreira literária e política. Alguns dos seus trabalhos foram "Vindication of Natural Society ( 1756)", "The Philosophical Inquiry into the Origin of Our ldeas on the Sublime and Beautiful (1756)". Burke publicou em 1790 "Reflexões sobre a Revolução Francesa", em que encorajava os governantes europeus a serem hostis em relação à Revolução Francesa.»

Tudo isto, é o Conservadorismo.

sábado, março 05, 2005

Fundos de acções (DS)

Vocacionados para o investimento em instrumentos representativos de partes de capital de empresas, acções e títulos de participação. Têm um potencial de risco e rendibilidade elevado, uma vez que o alargamento do prazo de investimento minimiza o risco inerente. Opção a ser considerada sempre para prazos superiores a 2 anos.

O Governo de Sócrates (DS)

O que é feito dos "pesos pesados" do Partido Socialista? Onde está a competência de esquerda? E o facto de metade dos ministros do governo, não terem filição no PS?
Bem, as escolhas de Sócrates mostra que de facto a esquerda é incompetente e não tem gente capaz de governar o país. Sócrates teve de recorrer a "pessoal" de centro e neoliberais e a oito ministros do governo de Guterres ( o governo desastroso).
Sócrates teve uma grande derrota na formação do governo que foi a falta de Vitorino. Outra grande supresa, foi o facto de Freitas do Amaral integrar o governo.
Vou aguardar pela apresentação do programa do governo.

Pierre-Auguste Renoir "Les Parapluies - 1883" (DS)

Constituição do XVII Governo (DS)

O governo socialista vão ser então constituido por:

Primeiro-Ministro
- José Sócrates


Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros
-
Diogo Freitas do Amaral;

Ministro da Presidência do Conselho de Ministros - (porta-voz do PS) Pedro Silva Pereira;

Ministro de Estado e da Administração Interna - António Costa;

Ministro da Economia - Manuel Pinho;

Ministro da Finanças - Luís Campos e Cunha;

Ministro de Estado e da Defesa - Luís Amado;

Ministro da Justiça - Alberto Costa;

Ministro da Educação - Maria de Lurdes Rodrigues;

Ministro da Ciência e Tecnologia - Mariano Gago;

Ministro dos Assuntos Parlamentares - Augusto Santos Silva;

Ministro da Cultura - Isabel Pires de Lima;

Ministro do Trabalho e Segurança Social - José António Vieira da Silva;

Ministro das Obras Públicas - Mário Lino;

Ministro da Agricultura - Jaime Silva;

Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional - Francisco Nunes Correia

Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros
- Jorge Lacão.

quarta-feira, março 02, 2005

Eugène Delacroix "The Death of Sardanapalus - 1827-28 " (DS)

 

 

   Links

Blogues

  • 31 da Armada
  • A Arte da Fuga
  • A Destreza das Dúvidas
  • A Origem das Espécies
  • Abrigo de Pastora
  • Abrupto
  • Atlântico
  • Axónios Gastos
  • Blasfémias
  • Bloguí­tica
  • Causa Liberal
  • Combustões
  • Conversas Vadias
  • Da Rússia
  • Do Portugal Profundo
  • Grande Loja do Queijo Limiano
  • João Pereira Coutinho
  • Letras com Garfos
  • Lóbi do Chá
  • Margens de Erro
  • My Guide to your Galaxy
  • O Futuro Presente
  • O Insurgente
  • O Mal de Portugal
  • O Observador
  • O Purgatório
  • Observatório da Jihad
  • Por Causa Dele
  • Por Tu Graal
  • Pura Economia
  • Quadratura do Círculo
  • Relações Internacionais
  • Retórica
  • Tempos Interessantes
  • Teoria da Suspiração
  • The Guest of Time
  • The Intelectual Life
  • Tomar Partido
  • Blogues Internacionais

  • Cato @ Liberty
  • Counterterrorism Blog
  • Freakonomics Blog
  • JCB Blog
  • Johan Norberg Blog
  • NEI Nuclear Notes
  • Private Sector Development Blog
  • Secondhand Smoke
  • The Conservative Philosopher
  • Imprensa

  • Público
  • Correio da Manhã
  • Jornal de Notí­cias
  • Diário Digital
  • Diário de Notí­cias
  • Agência Lusa
  • Diário Económico
  • Jornal de Negócios
  • Courrier Internacional
  • Expresso
  • Visão Online
  • Sol
  • TSF
  • Rádio Renascensa
  • Imprensa Internacional

  • ABC
  • Google News
  • Yahoo! News
  • The Economist
  • BusinessWeek
  • Foreign Policy
  • Time
  • Bloomberg
  • Financial Times
  • MSNBCnews
  • Foreign Affairs
  • CNN
  • Fortune
  • The Atlantic
  • The Times
  • The New York Times
  • Washington post
  • Zenit
  • Reuters
  • MercatorNet
  • Agence France Press
  • Courrier International
  • Le Monde
  • All Africa
  • Jornal de Angola
  • Invertia
  • Aljazeera
  • China Daily
  • Informações

  • IEEI
  • CIARI
  • IPRI
  • CIEJD
  • IGFSE
  • SEDES
  • Crí­tica
  • O Portal da Cidade de Braga
  • Universidade do Minho
  • Centro Universitário do Minho
  • Parleurop
  • Rede Eléctrica Nacional
  • Páginas Amarelas
  • Icep Portugal
  • Comissão Nacional de Eleições
  • Instituto Nacional de Estatí­stica
  • Dicionário de Lí­ngua Portuguesa
  • Banco de Portugal
  • Compromisso Portugal
  • União Europeia
  • Serviço de Informações de Segurança
  • Presidência da República
  • Portal do Governo
  • Diário da República Electrónico
  • Assembleia da República
  • Informações Internacionais

  • WTO
  • OPEC
  • OECD
  • OSCE
  • NATO
  • Hoover Institution
  • BP Global
  • Institute for International Economics
  • The World Bank
  • International Monetary Fund
  • Center for Security Policy
  • Chatham House
  • Council on Foreign Relations
  • Institut d'Études de Sécurité
  • Eurobarometer
  • Institute of Development Studies
  • G8 Information Centre
  • United Nations
  • Terrorism Research Center
  • The International Institute For
    Strategic Studies

  • CIA - The World Fact Book
  • Religião Católica

  • A Santa Sé
  • Opus Dei
  • Catholic Fire
  • Partidos Polí­ticos Portugueses

  • Partido Social Democrata
  • CDS/Partido Popular
  • Partido Nova Democracia
  • Partido Socialista
  • Partido Comunista Português
  • Bloco de Esquerda
  • Partidos e Instituições Conservadoras

  • International Democratic Union
  • The Conservative Party
  • Republican National Committe
  • American Conservative Union
  • The Churchill Center
  • Margaret Thatcher Foundation
  • Union pour un Mouvement Populaire
  • CDU/CSU
  • Conservative Party of Canada
  • Liberal Party of Australia