Conservadorismo (DS)
Fico espantado com as criticas de esquerda acerca do conservadorismo certamente, não sabem o que é.
Pois bem, Conservadorismo é um estado de pensamento avesso à mudança rápida e à inovação, esforçando-se por obter o equilíbrio e a ordem, enquanto evita os extremismos, cujos valores se devem apreender e determinar pela consagração da História.
O que caracteriza o conservador é a defesa de um mínimo ético de valores sociais estáveis.
Para o conservador, a religião, a pátria, a família, a propriedade são valores a defender e manter, mas cuja representação e realização são históricas. Logo sujeitas à mudança nas suas manifestações externas e formais.
O conservadorismo recebeu a sua fórmula clássica nos trabalhos do estadista Britânico Edmund Burke ( 1729-97).
«Edmund Burke (1729-97), estadista e orador inglês, defendeu muitas causas dos direitos do homem e pô-los em evidência através dos seus discursos eloquentes. Burke nasceu em Dublin e estudou Direito em Londres antes de abraçar a carreira literária e política. Alguns dos seus trabalhos foram "Vindication of Natural Society ( 1756)", "The Philosophical Inquiry into the Origin of Our ldeas on the Sublime and Beautiful (1756)". Burke publicou em 1790 "Reflexões sobre a Revolução Francesa", em que encorajava os governantes europeus a serem hostis em relação à Revolução Francesa.»
Tudo isto, é o Conservadorismo.
2 Comments:
Diogo! nao te limites a definicao!
que tal a tua posicao sobre esta vertente politica?
Ze das Bifanas
Caro amigo Zé das bifanas, a minha posição acho que subentende-se. Logicamente é favorável. É um dos valores da direita.
Enviar um comentário
<< Home