quinta-feira, março 30, 2006

PRACE (DMS)

Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado aqui.

Frase (DMS)

Dois excessos: excluir a razão e não admitir mais do que a razão.

Blaise Pascal

Wassily Kandinsky "Yellow, Red, Blue - 1925" (DMS)

terça-feira, março 28, 2006

Oportunidade para o CDS/PP (DM)

Numa altura em que a oposição centro-direita praticamente não existe é necessário "ressuscitá-la" e criar oportunidades para combater os erros desta maioria socialista. O CDS, que se encontra num momento de crise, tem essas oportunidades já criadas.
Quem acompanhar com alguma regularidade os debates mensais no parlamento verifica que a única bancada que dá que fazer a José Sócrates é a bancada do CDS/PP. Os sociais-democratas depois da derrota histórica de Fevereiro de 2005 não ficaram servidos nem com parlamentares nem com Presidente. O PSD, apesar de um grande partido, encontra-se bastante mais pequeno e com graves dificuldades em fazer oposição. Falta estratégias, ideias, união, empenho e, até, líder. Enganem-se aqueles que acham que o partido está bem porque ganhou as autárquicas e as presidenciais. A vitória nas autárquicas tem a ver com o candidato local que tinha ou não melhores propostas, que tinha ou não mais popularidade. A cor política não é decisiva. O mesmo se passou com a vitória do Prof. Cavaco Silva, isto é, a vitória foi pessoal e pelo seu próprio mérito.
O CDS/PP tem um só problema e esse problema é o seu próprio líder. Ribeiro e Castro, embora tenha capacidade de liderança e tenha sido legitimado pelos delegados e militantes, tem uma bancada parlamentar rebelde. Em Portugal há um vazio na oposição centro-direita e quem está a colmatar essa lacuna é a bancada parlamentar do PP. Portanto, é importante que no próximo congresso surja um nome dos parlamentares de modo que haja uma maior consonância entre líder e bancada fortalecendo, assim, o partido. Esta é uma oportunidade que o CDS deve aproveitar caso queira crescer. A fraqueza do PSD é uma mais-valia para o CDS subir e conquistar apoiantes da ala mais liberal e conservadora do PSD. Mas, para isso, tem de dar provas e este é o momento.

Frase (DMS)

Nunca siga a multidão.

Bernard Baruch

sábado, março 25, 2006

O que é o CPE? (DMS)

Concebido para uma duração máxima de dois anos, o Contrato de Primeiro Emprego só se aplica ao sector privado. É reservadoa menores de 26 anos, em empresas com mais de 20 assalariados. Para estes dois anos, contam eventuais estágios, contratos de formação profissional ou a termo certo celebrados com essa mesma empresa. No final do prazo,o CPE torna-se um contrato de direito comum,a termo incerto (CTI). Ponto controverso: durantea vigência do CPE, o empregador tem o direito de despedir o funcionário sem justificação.Apenas tem de lhe pagar uma indemnizaçãocorrespondente a oito por cento do salário em falta.
Em contrapartida, a lei prevê o direito à formação a partir do primeiro mês (em vez de um ano, no CTI), acesso ao crédito e ao alojamento (nas mesmas condições de um CTI) e subsídio de desemprego a partir de quatro meses de prestação (o Estado paga um montante de 460 euros no quinto e no sexto meses, ingressando depois o trabalhador no regime geral da Assedic (organismo privado que tem a tutela do subsídio de desemprego) tal como está regulado a partir do sexto mês. Prevê-se que os efeitos do CPE sejam avaliados até ao fim de 2008.
No passado dia 12 de Março, depois de a manifestação do dia 7 ter reunido mais de 500 mil pessoas, o primeiro-ministro propôs-se, na televisão privada TF1, negociar três aspectos do CPE com os parceiros sociais:
1. Durante os dois anos do CPE, o jovem poderia ser acompanhado e aconselhado por um «orientador» do Serviço Público de Emprego.
2. Em caso de ruptura do CPE antes do prazo, um complemento de remuneração assegurado pelo Estado somar-se-ia ao subsídio de desemprego. A medida teria uma duração de três meses, permitindo financiar uma formação.
3. O CPE seria avaliado de seis em seis meses pelo Conselho de Orientação para o Emprego.

fontes:
Courrier Internacional
Domitille Arrivet, Le Point, Paris

Frase (DMS)

Errar é humano, perdoar é divino.

Alexander Pope

Esquerda injusta, como sempre! (DMS)

"Uma universitária andava no quarto ano da Faculdade.Tinha vergonha de que o seu pai fosse de direita e, portanto, contrário aos programas socialistas e seus projectos de lei, que davam benefícios aos que não o mereciam e impostos mais altos para os que tinham maiores rendimentos. A maioria dos seus professores tinha afirmado que a filosofia dele estava equivocada. Por tudo isso, um dia, decidiu enfrentar o pai. Falou com ele sobre o materialismo histórico e a dialéctica de Marx, procurando mostrar que ele estava errado, ao defender um sistema tão injusto como o da direita.
No meio da conversa, o pai perguntou: Como vão as aulas? Vão bem, respondeu ela. A média das minhas notas é 18, mas tenho muito trabalho para conseguir estas notas. Não tenho vida social, durmo pouco, mas vou em frente. O pai prosseguiu: E a tua amiga Sónia, como vai? Ela respondeu, com muita segurança: Muito mal. A média dela é 6, principalmente, porque passa os dias em shoppings e em festas. Pouco estuda e, muitas vezes, nem sequer vai às aulas. De certeza que vai chumbar o ano.
O pai, olhando nos olhos da filha, aconselhou: Que tal se tu sugerisses aos professores ou ao coordenador do vosso curso,para que sejam transferidos 6 valores das suas notas para as da Sónia. Com isso, vocês duas teriam a mesma média. Não seria um bom resultado para ti, mas convenhamos, seria uma boa e democrática distribuição de notas, para permitir a futura aprovação de vocês as duas. Ela, indignada, retrucou:Por quê?! Eu trabalhei muito para conseguir as notas que tive, enquanto a Sónia passeou pelo lado fácil da vida. Não acho justo que todo o trabalho que tive seja, simplesmente, dado a outra pessoa.
O pai, então, abraçou-a carinhosamente, dizendo: BEM-VINDA À DIREITA!!!!"

Blogue: Por Causa Dele

Alguém me explique!

Porque é que Freitas do Amaral atribuiu um subsíduo de 16 mil euros à Fundação Mário Soares? E, curiosamente, a verba só apareceu no Diário da República depois das eleições presidenciais. Porque é que nos últimos 4 anos a sua Fundação já recebeu quase 900 mil euros do Estado? Porquê?

Sobre o aborto...(DM)

A alma é renovada ao estarmos com crianças.

Fyodor Dostoiévski

Ainda pensam em acabar com elas...

sábado, março 18, 2006

Maturidade (DMS)


De acordo com os resultados de uma sondagem Expresso/Eurosondagem, divulgada hoje, a maioria dos eleitores (51,7%) votaria a favor da construção de centrais nucleares em Portugal e 33,5% contra. O governo não pode fugir mais a esta questão. Está em causa a nossa dependência energética e os portugueses já vêm longe, coisa que este executivo não parece ver.

O Estado só atrapalha...(DMS)

A intervenção estatal na economia deve fazer-se hoje pela via da regulação e não pela participação do Estado no capital e na gestão das empresas. Bendita OPA da Sonae! Esperemos que a golden share desapareça!

Paul Gauguin "Les Alyscamps - 1888" (DMS)

A nossa economia está melhor! (DM)

De acordo com os indicadores do Banco de Portugal, em Fevereiro, a actividade económica melhorou 0,2 por cento. É uma melhoria significativa! Aliás, o nosso Ministro das Finanças está muito confiante relativamente ao défice. Ele garante que vai conseguir colocar o défice nos 6% no final deste ano! Com tantos sacrifícios e impostos que o Estado socialista nos impõe é um descaramento apresentar este valor como meta.

Frase (DMS)

As nossas acções são as melhores interpretações de nossos pensamentos.

John Locke

"A composição demográfica do mundo ocidental" por André Menezes Marques (DMS)

A revista "Pública" de há dias vinha com uma entrevista a um conceituado demógrafo americano. A principal conclusão que se tira da leitura dessa entrevista é uma verdade óbvia mas de que, na realidade, nunca me tinha apercebido.
Basicamente, a situação é a seguinte: verifica-se, por todo o mundo ocidental, mais nuns países, menos noutros, uma tendência clara para o envelhecimento da população. As razões são conhecidas: a opção por uma carreira profissional brilhante, a expansão dos métodos contraceptivos, a melhoria dos cuidados médicos, o aumento da esperança média de vida, entre muitos outros factores, contribuem para a queda acentuada da natalidade e para o aumento do número de idosos.
No entanto, continua a haver na Europa e na América quem tenha muitos filhos. E esses casais possuem geralmente certos valores religiosos que determinam o modo como organizam a família e desempenham o seu papel na sociedade. Como as outras pessoas optam por não ter filhos ou se reproduzem escassamente, não vão ter descendência. Quem se vai multiplicar são os casais com valores religiosos, cristãos ou islâmicos. Consequentemente, a sua ideologia e o seu modo de pensar é que vão imperar na sociedade. Os outros, por este caminho, vão desaparecer.
É uma consequência lógica, mas não deixa de ser surpreendente. Não é?

André Menezes Marques

Ex-direitos (DMS)

Expressão que indica que uma acção é negociada já sem o direito de subscrição atribuído no âmbito de uma operação de aumento de capital.

terça-feira, março 14, 2006

De facto...(DMS)

What China now has is the worst of a planned economy and the worst of capitalism.

Christine Wong, University of Washington

Temos (outra) OPA! (DMS)

domingo, março 12, 2006

Frase (DMS)

Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos. Mas o verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes.

Charles Dickens

sábado, março 11, 2006

Actividades/Terrorismo/Atentados em 2005 (DMS)

Data:

● 19 de Março

- Local / País: Qatar
- Alvo: Escola Britânica Doha Players
- Reivindicação / Autoria: Organização de Soldados do Levante

● 07 de Abril

- Local / País: Cairo, Egipto
- Alvo: Khan Al-Khalili
- Reivindicação / Autoria: Brigadas do Orgulho Islâmico da Terra do Nilo

● 30 de Abril

- Local / País: Cairo, Egipto
- Alvo: Hotel Ramsés Hilton
- Reivindicação / Autoria: Brigadas do Mártir Abdallah Azzam e Grupo dos Mudjahidin do Egipto

● 07 de Julho

- Local / País: Londres, Reino Unido
- Alvo: Estações de metro e autocarro
- Reivindicação / Autoria: Organização Secreta da Al Qaida na Europa e
Brigadas de Abu Hafs al-Masri

● 21 de Julho

- Local / País: Londres, Reino Unido
- Alvo: Estações de metro
- Reivindicação / Autoria: Brigadas de Abu Hafs al-Masri

● 23 de Julho

- Local / País: Sharm al Sheikh, Egipto
- Alvo: Áreas frequentadas por turistas
- Reivindicação / Autoria: Grupo Egípcio do Monoteísmo e Guerra Santa

● 19 de Agosto

- Local / País: Eilat, Israel e Aqba, Jordânia
- Alvo: porto
- Reivindicação / Autoria: Abu Mussa'b Al-Zarqawi e
Al Qaida no Levante e no Egipto / Brigadas do Mártir Abdallah Azzam

● 01 de Outubro

- Local / País: Bali, Indonésia
- Alvo: Áreas frequentadas por turistas
- Reivindicação / Autoria: Jemaah Islamiyah

fonte: SIS

Slobodan Milosevic (1941 - 2006) (DMS)


Milosevic, acusado de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio, foi encontrado morto na sua cela.

Mercado à vista (DMS)

Aquele onde as transacções são concretizadas no pressuposto da sua imediata ou quase imediata liquidação.

sexta-feira, março 10, 2006

Frase (DMS)

O preço da grandeza é a responsabilidade.

Winston Churchill

sábado, março 04, 2006

Necessidade de uma «revolução laranja» (DMS)

A necessidade de uma revolução na Bielorrússia é cada vez mais evidente. No passado dia 2 de Março foi detido um candidato presidencial da oposição, Alexander Kozulin, depois de este tentar entrar numa conferência presidida pelo presidente, Alexander Lukashenko. Kozulin tinha como principal objectivo «dizer a verdade acerca da ditadura» em que vivem.

 

 

   Links

Blogues

  • 31 da Armada
  • A Arte da Fuga
  • A Destreza das Dúvidas
  • A Origem das Espécies
  • Abrigo de Pastora
  • Abrupto
  • Atlântico
  • Axónios Gastos
  • Blasfémias
  • Bloguí­tica
  • Causa Liberal
  • Combustões
  • Conversas Vadias
  • Da Rússia
  • Do Portugal Profundo
  • Grande Loja do Queijo Limiano
  • João Pereira Coutinho
  • Letras com Garfos
  • Lóbi do Chá
  • Margens de Erro
  • My Guide to your Galaxy
  • O Futuro Presente
  • O Insurgente
  • O Mal de Portugal
  • O Observador
  • O Purgatório
  • Observatório da Jihad
  • Por Causa Dele
  • Por Tu Graal
  • Pura Economia
  • Quadratura do Círculo
  • Relações Internacionais
  • Retórica
  • Tempos Interessantes
  • Teoria da Suspiração
  • The Guest of Time
  • The Intelectual Life
  • Tomar Partido
  • Blogues Internacionais

  • Cato @ Liberty
  • Counterterrorism Blog
  • Freakonomics Blog
  • JCB Blog
  • Johan Norberg Blog
  • NEI Nuclear Notes
  • Private Sector Development Blog
  • Secondhand Smoke
  • The Conservative Philosopher
  • Imprensa

  • Público
  • Correio da Manhã
  • Jornal de Notí­cias
  • Diário Digital
  • Diário de Notí­cias
  • Agência Lusa
  • Diário Económico
  • Jornal de Negócios
  • Courrier Internacional
  • Expresso
  • Visão Online
  • Sol
  • TSF
  • Rádio Renascensa
  • Imprensa Internacional

  • ABC
  • Google News
  • Yahoo! News
  • The Economist
  • BusinessWeek
  • Foreign Policy
  • Time
  • Bloomberg
  • Financial Times
  • MSNBCnews
  • Foreign Affairs
  • CNN
  • Fortune
  • The Atlantic
  • The Times
  • The New York Times
  • Washington post
  • Zenit
  • Reuters
  • MercatorNet
  • Agence France Press
  • Courrier International
  • Le Monde
  • All Africa
  • Jornal de Angola
  • Invertia
  • Aljazeera
  • China Daily
  • Informações

  • IEEI
  • CIARI
  • IPRI
  • CIEJD
  • IGFSE
  • SEDES
  • Crí­tica
  • O Portal da Cidade de Braga
  • Universidade do Minho
  • Centro Universitário do Minho
  • Parleurop
  • Rede Eléctrica Nacional
  • Páginas Amarelas
  • Icep Portugal
  • Comissão Nacional de Eleições
  • Instituto Nacional de Estatí­stica
  • Dicionário de Lí­ngua Portuguesa
  • Banco de Portugal
  • Compromisso Portugal
  • União Europeia
  • Serviço de Informações de Segurança
  • Presidência da República
  • Portal do Governo
  • Diário da República Electrónico
  • Assembleia da República
  • Informações Internacionais

  • WTO
  • OPEC
  • OECD
  • OSCE
  • NATO
  • Hoover Institution
  • BP Global
  • Institute for International Economics
  • The World Bank
  • International Monetary Fund
  • Center for Security Policy
  • Chatham House
  • Council on Foreign Relations
  • Institut d'Études de Sécurité
  • Eurobarometer
  • Institute of Development Studies
  • G8 Information Centre
  • United Nations
  • Terrorism Research Center
  • The International Institute For
    Strategic Studies

  • CIA - The World Fact Book
  • Religião Católica

  • A Santa Sé
  • Opus Dei
  • Catholic Fire
  • Partidos Polí­ticos Portugueses

  • Partido Social Democrata
  • CDS/Partido Popular
  • Partido Nova Democracia
  • Partido Socialista
  • Partido Comunista Português
  • Bloco de Esquerda
  • Partidos e Instituições Conservadoras

  • International Democratic Union
  • The Conservative Party
  • Republican National Committe
  • American Conservative Union
  • The Churchill Center
  • Margaret Thatcher Foundation
  • Union pour un Mouvement Populaire
  • CDU/CSU
  • Conservative Party of Canada
  • Liberal Party of Australia