quarta-feira, julho 27, 2005

Vincent van Gogh "Village Street in Auvers - 1890" (DS)

Frase do dia (DS)

Cuidado com a fúria de um homem paciente.

John Dryden

terça-feira, julho 26, 2005

Libéria (DS)

A Libéria é um país da África Ocidental, limitado a norte pela Serra Leoa e pela Guiné, a leste pela Costa do Marfim e a sul e a oeste pelo Oceano Atlântico. A Capital é Monróvia.
No dia 26 de Julho de 1847, os Libero-Americanos, declararam independência da República da Libéria que estava sob o domínio americano.
Neste dia, é feriado na Libéria!

Frase do dia (DS)

Quando for descoberto o centro do universo, muitas pessoas ficaram decepcionadas por descobrir que elas não o são.

Bernard Bailey

segunda-feira, julho 25, 2005

The End of Poverty by Jeffrey Sachs (DS)



"O Fim da Pobreza", um livro de Jeffrey Sachs com o prefácio de Bono Vox.

Jeffrey Sachs, economista, considerado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo explica no livro como seria possível acabar com a pobreza no nosso planeta. Sem dúvida, um livro a não perder!

Não à OTA, não ao TGV!!! (DS)

Como é que se pode pensar em projectos como o TGV e o aeroporto da OTA quando temos a função pública mais cara da Europa e com pior rendimento, os nossos alunos têm baixas classificações em testes internacionais, temos a demora dos procedimentos judiciais, a utilidade de um funcionalismo que custa o equivalente a 15 % do PIB, quando a média europeia é de 10 %. Como diz um cronista do diário económico, "O Estado Social português é, em termos europeus, sobretudo um Estado de Funcionários". Estado esse, que Medina Carreira diz que é aquele em que os vencimentos do funcionalismo absorvem maior percentagem dos impostos (45%), e o único que gasta mais em vencimentos do que em transferências sociais. É ainda um Estado voltado sobretudo para dentro de si próprio.
Com todos estes problemas estruturais, este governo tem projectos para contribuir para um acelerado empobrecimento do país e dos portugueses. Convém dizer ainda que em 2004, o Conselho Coordenador do Sistema de Controlo Interno da Administração Financeira do Estado revelou que apenas 40 % da actividade dos funcionários consiste em serviços aos cidadãos e às empresas. 51 % é burocracia interna, e 9 % simplesmente inútil. E ainda sonhamos com a OTA e o TGV? Este governo está agir de um modo irresponsável, demagógico e incoerente!

Frase do dia (DS)

Geralmente, coisas terríveis que são feitas com a desculpa de que são necessárias para o progresso não são progresso, mas apenas coisas terríveis.

Russell Baker

sábado, julho 23, 2005

Presidenciais (DS)



Parece que Cavaco ganha com qualquer um! Até com o peso-pesado Mário Soares!

fonte: Expresso

Terroristas, suicidas e lunáticos (DS)

Fiz uma pesquisa acerca da motivação dos bombistas suicidas e, encontrei um depoimento do Imã (fã do Osama Bin Landen) de uma determinada mesquita na Palestina. Este, dizia que os mártires tinham uma destas três motivações:
- ir para o paraíso;
- ser famoso;
- ou ser considerado boa pessoa na sua comunidade.
Surpreendente, é o facto de se associar a morte à salvação ou ao sucesso.
Segundo um médico, "frequentador" dessa mesma mesquita e dos poucos muçulmanos que sabe o al-Corão de cor, os "direitos" e o aspecto do mártir no paraíso serão:
- o direito a 72 mulheres, todas elas virgens e sem menstruação, por cada 30 anos;
- uma altura de 15 metros, assim como Adão;
- 33 anos como Jesus Cristo que, os muçulmanos afirmam que não foi crucificado mas foi directamente para o Céu;
- a beleza de José;
- a sabedoria de Maomé.
Após ter descoberto tudo isto, fiquei assustado e senti necessidade de aprofundar mais esta questão das motivações dos kamikazes.
Finalmente, encontrei uma entrevista a um Imã de uma mesquita em Israel e este, afirmou que tudo isso era falso e que a única coisa que o al-Corão diz é que quando se chegar ao Paraíso, "atingiremos a alegria e felicidade espiritual na sua plenitude". O al-Corão, segundo o Imã, faz referência à guerra santa mas com palavras.
Podemos então concluir, que os kamikazes são extremistas desinformados acerca da sua religião e são manipulados por organizações terroristas, como a Al-Qaeda, que têm como fim uma guerra política mas não santa como afirmam para se fruirem dos extremistas.

Frase do dia (DS)

Viver é desenhar sem borracha.

Millor Fernandes

Egipto (DS)

23 de Julho de 1952, acontece a Revolução no Egipto para derrubar o Rei Farouk (1920-1965). A revolução foi liderada por Mohammed Naguib (1901-1984) que foi o primeiro Presidente da República do Egipto.
Hoje, é assim, Feriado Nacional no Egipto!

sexta-feira, julho 22, 2005

Frase do dia (DS)

Estou cansando de homens velhos que sonham com guerras para homens jovens morrerem.

George McGovern

quinta-feira, julho 21, 2005

Bélgica (DS)

21 de Julho é Feriado Nacional na Bélgica. Neste dia, comemora-se a ascensão ao trono do primeiro Rei dos Belgas, Leopoldo I (1790-1865).
Leopoldo I, subiu ao trono a 21 de Julho de 1831 e permaneceu como rei até à sua morte.

Frase do dia (DS)

Os impérios do futuro são os impérios da mente.

Sir Winston Churchill

quarta-feira, julho 20, 2005

Sai Campos e Cunha e entra Fernando Teixeira dos Santos (DS)

Pois é, o pilar fundamental da política deste governo demitiu-se alegadamente por motivos pessoais, familiares e cansaço.
Se ao fim de pouco mais de 3 meses e meio de governo a figura central do governo "abandona" as suas funções, que mais surpresas nos esperam? Terá sido o facto do aeroporto da OTA e o TGV avançarem e o ministro das Finanças tomar uma posição contra? Terá sido o artigo de Campos e Cunha no PÚBLICO que acelerou esta demissão? E as discordâncias inicias acerca dos sacrifícios dos portugueses? Terão sido estas algumas das razões? Será que Campos e Cunha queria implementar medidas mais duras na despesa pública e Sócrates não quer? Bem, para todos os efeitos, infelizmente, verificamos que não há assim tanta estabilidade no governo como Sócrates queria transparecer.
E o reputado economista e presidente da CMVM, Fernando Teixeira dos Santos, conseguirá controlar e diminuir a insustentável máquina do Estado?

Frase do dia (DS)

Escolhe-se a amizade por ela própria e não pelo que dela se possa vir a obter.

Aristóteles

terça-feira, julho 19, 2005

Edouard Manet "On the Beach - 1873" (DS)

Frase do dia (DS)

Pessoas que nada temem são somente pessoas sem medo. Pessoas que agem apesar do medo são realmente corajosas.

James A. LaFond-Lewis

segunda-feira, julho 18, 2005

Francisco Varela (1946 - 2001) (DS)

«Se toda a gente pudesse concordar em que a sua actual realidade é uma realidade, e que aquilo que essencialmente partilhamos é a nossa capacidade para construir uma realidade, então talvez pudessemos todos concordar num meta-acordo para gerar uma realidade que significaria a sobrevivência e dignidade para todos no planeta, em vez de cada grupo reconhecer apenas um modo particular de fazer as coisas.»

Francisco Varela (in Enolagaia)

domingo, julho 17, 2005

Frase do dia (DS)

Um homem sábio está acima de qualquer insulto que possa ser dirigido a ele. A melhor resposta para um mau comportamento é paciência e moderação.

Molière

António Barreto, intelectuais e contrariedades (DS)

No jornal PÚBLICO aparece a seguinte frase de António Barreto :"Com excepção de grande parte dos intelectuais e artistas, assim como de uma porção de políticos, as elites portuguesas são geralmente de direita. E muito dependentes. Precisam do Estado, não da população". Lamentável este tipo de afirmações.
Infelizmente, António Barreto passa uma ideia típica de esquerda que é o facto de evidenciar uma bandeira que é sistematicamente apresentada pelos tais "intelectuais" de esquerda e, essa bandeira, é a da cultura. Como sociólogo que é, este senhor, deveria saber que a cultura não é património de ninguém e, é um erro afirmar "grande parte dos intelectuais" pois não temos assim tantos como se julga. Outro grande erro, é a outra afirmação que diz que "as elites portuguesas são geralmente de direita. E muito dependentes. Precisam do Estado, não da população". Nota-se aqui contrariedades. Se são elites, além de possuirem poder também são intelectuais. Depois, se são de direita não precisam do Estado. O doutor António Barreto deveria saber que quando se é de direita, implica a baixa intervenção estatal e não a dependência do estado. Todavia, este senhor poderá estar a considerar o PS como direita e, sendo assim, já faz sentido a dependência do Estado mas não faz sentido ser de direita. Enfim, contrariedades...

sábado, julho 16, 2005

Berthe Morisot "In a Park - 1874" (DS)

Os luxos do Banco de Portugal (DS)

Numa altura em que o Governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, anuncia que o crescimento económico vai abrandar, isto é, a economia vai crescer 0.5% e poderá mesmo entrar em recessão, o semanário "O independente" tem como capa o gasto de 1.2 milhões de euros ( 240 mil contos) em carros de luxo no último ano e meio. O governador escolheu um BMW topo de gama entre os BMW, Audi, Mercedes e Jaguar encomendados. A pedido dos utilizadores, os automóveis vieram com diversos extras: sistema de navegação profissional,espelhos aquecidos,bússola digital, etc. E ao fim de três anos
podem ficar com os automóveis por dez por cento do valor de aquisição.
Admirável país...

Frase do dia (DS)

O mundo diz que tempo é dinheiro; eu digo que tempo é vida.

Rabi Menachem Mendel Schneerson

sexta-feira, julho 15, 2005

Macroeconomia(DS)

É o estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconomicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da produção e consumo, o pleno emprego, a estabilidade de preços, o controle inflacionário e uma balança comercial favorável.

quinta-feira, julho 14, 2005

Frase do dia (DS)

Quem mata o tempo não é assassino: é suicida.

Millor Fernandez

Offshore (DS)

Território que não está sujeito à mesma legislação fiscal do país a que pertence.

quarta-feira, julho 13, 2005

Frase do dia (DS)

Give me chastity and continence, but not yet.

Saint Augustine (354-430)

Microeconomia (DS)

Termo utilizado na literatura económica para caracterizar a abordagem da análise económica baseada no estudo do comportamento das unidades individuais (empresa, consumidor).

segunda-feira, julho 11, 2005

Frase do dia (DS)

Para conseguir o maravilhoso, faça o impensável.

E. Jean Carrol

Tribunal de Setúbal absolve as duas mulheres de crimes de aborto (DS)

Bem, a lei existe mas parece que não é para a cumprir. Qualquer dia, pode-se matar o vizinho do lado se estiver a incomodar pois, sempre há a possibilidade de sermos absolvidos!

sexta-feira, julho 08, 2005

Frase do dia (DS)

A maioria das pessoas prefere a certeza de estar infeliz que arriscar ser feliz.

Robert Anthony

quinta-feira, julho 07, 2005

Alfred Sisley "The Seine at Bougival in Winter - 1872"(DS)

terça-feira, julho 05, 2005

Frase do dia (DS)

Todos as pessoas que realizaram grandes feitos foram grandes sonhadores.

Orison Swett Marden

Bancos de investimento (DS)

É uma instiuição financeira, cuja principal função não é a captação de depósitos e a cedência de empréstimos, mas sim actividades ligadas ao mercado de capitais, tais como colocação de empréstimos obrigacionistas, colocação de aumentos de capital, colocação de Ofertas Públicas de Distribuição/IPOs/OPVs, gestão de carteiras, coordenação de operações de fusões e aquisições, avaliação fundamental de empresas, compra e venda de valores mobiliários entre ourtos.

segunda-feira, julho 04, 2005

Bancos comerciais (DS)

Instituições financeiras que assentam a sua actividade na prestação de vários serviços entre os quais se podem incluir a aceitação de letras, emissão e colocação de empréstimos e títulos de crédito, gestão de carteiras e fundos de investimento.

Frase do dia (DS)

Dor e cansaço fazem parte do equipamento do atleta.

Oscar Schmidt

domingo, julho 03, 2005

Frase do dia (DS)

Nascemos para amar. É o principio da existência e a sua única finalidade.

Benjamin Disraeli

Zacharie Astruc "Intérieur Parisien - 1874"(DS)

sábado, julho 02, 2005

Frase do dia (DS)

Nunca se deve gatinhar quando o impulso é voar.

Helen Keller

Isaltino e Valentim vão à frente...(DS)


Apesar de Isaltino ser arguido num processo de averiguação de suspeitas de branqueamento de capitais, participação económica em negócio e corrupção passiva, o povo continua a confiar nele...


Valentim Loureiro, que também já foi detido para interrogatório por suspeitas de tráfico de influências na arbitragem, parece também reunir todas as condições para o povo votar nele...

fonte: Expresso

sexta-feira, julho 01, 2005

Frase do dia (DS)

A verdade pura e simples é raramente pura e nunca simples.

Oscar Wilde

Ninguém sabe fazer contas! (DS)

O Ministro das Finanças errou nos cálculos do orçamento rectificativo e agora, o Governador do Banco de Portugal também errou ao calcular o défice. O défice que seria de 6.83 agora é de 6.72.
Não sabem fazer contas mas apontam uma precisão....

 

 

   Links

Blogues

  • 31 da Armada
  • A Arte da Fuga
  • A Destreza das Dúvidas
  • A Origem das Espécies
  • Abrigo de Pastora
  • Abrupto
  • Atlântico
  • Axónios Gastos
  • Blasfémias
  • Bloguí­tica
  • Causa Liberal
  • Combustões
  • Conversas Vadias
  • Da Rússia
  • Do Portugal Profundo
  • Grande Loja do Queijo Limiano
  • João Pereira Coutinho
  • Letras com Garfos
  • Lóbi do Chá
  • Margens de Erro
  • My Guide to your Galaxy
  • O Futuro Presente
  • O Insurgente
  • O Mal de Portugal
  • O Observador
  • O Purgatório
  • Observatório da Jihad
  • Por Causa Dele
  • Por Tu Graal
  • Pura Economia
  • Quadratura do Círculo
  • Relações Internacionais
  • Retórica
  • Tempos Interessantes
  • Teoria da Suspiração
  • The Guest of Time
  • The Intelectual Life
  • Tomar Partido
  • Blogues Internacionais

  • Cato @ Liberty
  • Counterterrorism Blog
  • Freakonomics Blog
  • JCB Blog
  • Johan Norberg Blog
  • NEI Nuclear Notes
  • Private Sector Development Blog
  • Secondhand Smoke
  • The Conservative Philosopher
  • Imprensa

  • Público
  • Correio da Manhã
  • Jornal de Notí­cias
  • Diário Digital
  • Diário de Notí­cias
  • Agência Lusa
  • Diário Económico
  • Jornal de Negócios
  • Courrier Internacional
  • Expresso
  • Visão Online
  • Sol
  • TSF
  • Rádio Renascensa
  • Imprensa Internacional

  • ABC
  • Google News
  • Yahoo! News
  • The Economist
  • BusinessWeek
  • Foreign Policy
  • Time
  • Bloomberg
  • Financial Times
  • MSNBCnews
  • Foreign Affairs
  • CNN
  • Fortune
  • The Atlantic
  • The Times
  • The New York Times
  • Washington post
  • Zenit
  • Reuters
  • MercatorNet
  • Agence France Press
  • Courrier International
  • Le Monde
  • All Africa
  • Jornal de Angola
  • Invertia
  • Aljazeera
  • China Daily
  • Informações

  • IEEI
  • CIARI
  • IPRI
  • CIEJD
  • IGFSE
  • SEDES
  • Crí­tica
  • O Portal da Cidade de Braga
  • Universidade do Minho
  • Centro Universitário do Minho
  • Parleurop
  • Rede Eléctrica Nacional
  • Páginas Amarelas
  • Icep Portugal
  • Comissão Nacional de Eleições
  • Instituto Nacional de Estatí­stica
  • Dicionário de Lí­ngua Portuguesa
  • Banco de Portugal
  • Compromisso Portugal
  • União Europeia
  • Serviço de Informações de Segurança
  • Presidência da República
  • Portal do Governo
  • Diário da República Electrónico
  • Assembleia da República
  • Informações Internacionais

  • WTO
  • OPEC
  • OECD
  • OSCE
  • NATO
  • Hoover Institution
  • BP Global
  • Institute for International Economics
  • The World Bank
  • International Monetary Fund
  • Center for Security Policy
  • Chatham House
  • Council on Foreign Relations
  • Institut d'Études de Sécurité
  • Eurobarometer
  • Institute of Development Studies
  • G8 Information Centre
  • United Nations
  • Terrorism Research Center
  • The International Institute For
    Strategic Studies

  • CIA - The World Fact Book
  • Religião Católica

  • A Santa Sé
  • Opus Dei
  • Catholic Fire
  • Partidos Polí­ticos Portugueses

  • Partido Social Democrata
  • CDS/Partido Popular
  • Partido Nova Democracia
  • Partido Socialista
  • Partido Comunista Português
  • Bloco de Esquerda
  • Partidos e Instituições Conservadoras

  • International Democratic Union
  • The Conservative Party
  • Republican National Committe
  • American Conservative Union
  • The Churchill Center
  • Margaret Thatcher Foundation
  • Union pour un Mouvement Populaire
  • CDU/CSU
  • Conservative Party of Canada
  • Liberal Party of Australia