Certamente que já ouviu falar da gripe das aves, mas com toda a informação que nos é transmitida através da comunicação social, por vezes ficamos um pouco confusos sobre alguns aspectos, por isso esclareceremos algumas dúvidas.
A gripe das aves é uma doença causada por um vírus que foi identificado há mais de 100 anos em Itália e que se tem vindo a desenvolver nos ultimos anos. Existem várias espécies de vírus da gripe das aves, sendo o H5N1 o mais conhecido por nós por ser de todos o mais mortífero para a espécie humana.
O maior receio é que o vírus passe a poder ser transmitido de pessoa para pessoa, e para isto acontecer basta que uma pessoa com uma gripe normal seja infectada com a gripe das aves, pois os genes da gripe normal vão se combinar com os genes da gripe das aves e assim o vírus H5N1 sofra uma mutação e possa ser transmitido de pessoa para pessoa.
Para já o vírus H5N1 transmite-se para os humanos através do contacto directo com aves ou com fezes de aves infectadas, ou ainda atrvés da ingestão de aves ou ovos infectados que não estajam devidamente cozinhados, por isso, estes alimentos devem ser cozinhados a uma temperatura superior a 70º, temperatura a que o vírus morre.
Concluindo, e citando uma frase de um dos responsáveis por medidas de prevenção contra a gripe das aves da União Europeia, "Preocupe-se, mas não entre em pânico".
José Manuel Marques