Reflexão (DM)
Um filósofo conservador escreveu aqui há tempos, e bem, acerca do valor de cada voto. Vamos supor, que existem dois individúos, o individúo A e o individúo B. O individúo A, é alguém que se interessa pela política, tenta manter-se actualizado acerca dos questões do país, tenta informar-se sobre as matérias adjacentes à política, aprofunda as suas reflexões no sentido de compreender melhor as dificuldades do país. É, portanto, alguém que percebe um pouco de política. O individúo B, por sua vez, é um tipo desinteressado, que não quer saber da política, não quer saber das questões relevantes na governação de um país, e pura e simplesmente não quer saber de nada.
Será justo que o voto do individúo A tenho um valor qualitativo e quantitavivo igual ao voto do individúo B?
7 Comments:
Esse é, na miha opinião, o maior problema da Democracia.
Não, não é justo.
Esse é, na minha opinião, o maior problema da Democracia. Aliás, não era por acaso que Churchill a considerava o regime menos mau entre os que existem.
Na verdade, esta deficiência pode fundamentar a formação de regimes autoritários ou totalitários. Para o evitar, há que incutir na população o interesse pela política e suas questões adjacentes, algo que é muito difícil.
Já agora, pergunto ao Diogo Mendes, qual é o nome deste filósofo?
Ora viva. Eis o meu primeiro comentário!(apesar de sempre dar um pézinho por aqui)
Seja bem vindo! E comente mais vezes! Este blog é, além de um espaço de reflexão, um espaço de debate.
Amigo, é o k eu digo... Se o Sr.Rio desse bolas de capão!, a camara Municipal de Braga este n ia de certeza para o Mesquita!!
Concordo contigo rex! E no que toca ao Indivíduo A ou Indivíduo B, é impossivel dizer se é justo ou não, pois ambos os indivíduos provavelmente são sujeitos a circunstâncias diferentes. O Indivíduo A em regra geral, poderá ser um individuo pertencente à classe média e alta, enquanto o Indivíduo B provavelmente fará parte da classe média e baixa. O factor a ter em conta é a disponibilização de informação a cada indivíduo. Obviamente, o indíviduo A irá ter acesso a muito mais informação do que o indivíduo B, devido ao seu poder económico, que será útil para adquirir livros, revistas ou para um acesso à internet.
O anónimo é contraditório. Pense antes de escrever.
Enviar um comentário
<< Home