segunda-feira, maio 29, 2006

Frase (DMS)

A grande inimiga da verdade muitas vezes não é a mentira deliberada, mas o mito - persistente, persuasivo, irrealista.

John F. Kennedy

sábado, maio 27, 2006

Democracia anti-democrática (DMS)

O director-nacional da Polícia Judiciária (PJ), Alipio Ribeiro, diz no Expresso que número de escutas telefónicas realizadas em Portugal é uma incógnita. Uma incógnita? Onde está o nosso direito à privacidade? Criticam-se os regimes ditatoriais que vigiam, que não oferecem valores como a liberdade e a privacidade. E a democracia? Nomeadamente, a nossa, oferece esses valores? Há dois dias vimos mais um exemplo anti-democrático com a recusa da discussão sobre o referendo à PMA quando a petição foi assinada por mais de 77000 pessoas, mais 2000 que o número necessário.

Jack Welch avisa (DMS)

«Portugal precisa de um «grande abalo», alertando para a necessidade de «liderança no país e um choque muito forte, que permita criar um ambiente positivo, por forma a ser um verdadeiro motor de crescimento económico».

quinta-feira, maio 25, 2006

Frase (DMS)

No final, não lembramos as palavras dos inimigos, mas o silêncio dos amigos.

Martin Luther King Jr.

quarta-feira, maio 24, 2006

Petição para Referendo à PMA entregue amanhã na Assembleia da República (DMS)

Finalmente, um debate sério. O Movimento Pró-Referendo da Procriação Medicamente Assistida (PMA) vai entregar amanhã, 25 de Maio, ao Presidente da Assembleia da República, a iniciativa popular de Referendo que procura suspender o processo legislativo em curso da PMA.
Foram conseguidas 77.046 assinaturas, mais que as necessárias (75000), o que mostra que há um forte descontentamento com este processo legislativo.
A delegação dos Mandatários do Movimento Pró-Referendo que irá entregar a petição de Referendo é constituída por António Bagão Félix, António Gentil Martins, António Pinheiro Torres, Joana Brito Fontes, José Pedro Ramos Ascensão, Isilda Pegado, entre outros.

terça-feira, maio 23, 2006

Posição acertada (DMS)

«Vivemos num país onde não há diversidade ideológica. Todos são social-democratas, desde o Doutor Louçã ao Doutor Ribeiro e Castro. Todos acreditam no Estado Social, querem o pleno emprego e redistribuir socialmente a riqueza, mas cada vez há menos para redistribuir».

Maçonaria & "O Código Da Vinci" (DMS)

O teólogo ortodoxo Andrei Kuraev, um dos mais conhecidos teólogos ortodoxos russos, acusa a maçorania de financiar a promoção da novela de Dan Brown "O Código Da Vinci" e da sua adaptação cinematográfica, realizada por Ron Howard.
"O que se está a passar em torno dessa novela só pode ser classificado de mais um ataque massivo na secular "guerra fria" entre a maçonaria e a Igreja Católica" - declarou o diácono Andrei Kuraev, professor da Academia Teológica Ortodoxa de Moscovo, acrescentando que "na campanha publicitária em torno do livro do senhor Brown deixou-se revelar uma estrutura maçónica concreta que actua no nosso mundo".
"A campanha de publicidade que acompanhou, primeiramente, a publicação do livro e, agora, a sua versão cinematográfica demonstra que nesse projecto foram injectados enormes meios e recursos" - continua o sacerdote ortodoxo.
Sublinhando que "não vê a mão dos maçons por detrás de tudo o que ocorre na vida", Kuraev garante que "seria uma idiotice ignorar a presença dessas estruturas de élite herméticas na sociedade, desde o século XVIII e até aos nossos dias" e considera que um dos principais objectivos da maçonaria consiste em "marginalizar a Igreja Cristã tradicional" e que "se trata de uma obra conspirológica, cuja ideia consiste em que o mundo é governado por lojas secretas".
O filme "O Código Da Vinci" tem suscitado na Rússia violentas críticas do clero ortodoxo, muçulmano e hebraico, mas as autoridades não optaram pela proibição do filme, como foi feito na Bielorrússia.

Retirado do blogue: Da Rússia

Este é mais um argumento que mostra o quão disparatado, ridículo e ofensivo é o filme.

Frase (DMS)

Finge ignorar os teus inimigos; não caias na vulgaridade de defender-te.

Henrik Johan Ibsen

Nuestros hermanos vão à frente (DMS)

A Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) reviu hoje em baixa de três décimas a estimativa de crescimento da economia portuguesa para este ano, de 1,0 para 0,7 por cento. A organização internacional prevê que a taxa de desemprego deverá subir 0,2 pontos percentuais, para 7,9 por cento este ano. A OCDE afirma que as quotas de mercado das exportações portuguesas deverão continuar a cair, devido à perda de competitividade provocada pelo aumento dos custos laborais no passado recente e à especialização portuguesa em sectores onde as empresas enfrentam forte concorrência face a países asiáticos e, também, a membros da UE.
Nuestros hermanos, por sua vez, deverão crescer esta ano 3.3%, segundo a OCDE.

segunda-feira, maio 22, 2006

Síntese Económica de Conjuntura - 1º Trimestre 2006 (DMS)

Durante o primeiro trimestre foram perceptíveis alguns sinais favoráveis relativamente à evolução da situação económica, os quais confirmam o modo lento como tem decorrido a recuperação da economia. No entanto, quer no indicador de actividade, quer no indicador de clima não se registaram melhorias. Caso tais sinais perdurem, poderão representar o arranque de uma fase mais viva de crescimento. Na verdade, melhoraram as indicações sobre a actividade na indústria transformadora, o que foi acompanhado por um crescimento muito significativo das exportações, a avaliar pela informação disponível. A procura interna também deverá ter recuperado, tanto devido ao consumo privado como ao investimento. Deste modo, globalmente a actividade poderá ter acelerado, mesmo que, para além da indústria transformadora, os restantes principais sectores tenham permanecido deprimidos. Por outro lado, e em sintonia com esta aparente recuperação centrada na indústria transformadora, o volume de emprego aumentou, principalmente devido à recuperação nesse sector, enquanto o desemprego desacelerou, permitindo um aumento homólogo mais moderado da taxa de desemprego.

fonte: Instituto Nacional de Estatística

segunda-feira, maio 15, 2006

As mais influentes! (DMS)

A revista Time dedicou o número desta semana às 100 pessoas mais influentes do mundo. A lista pode ser consultada aqui.

Frase (DMS)

Por melhor que se fale, quando se fala muito, acaba-se sempre por dizer disparates.

Alexandre Dumas

Líbia já não é terrorista (DMS)

País foi retirado da lista negra dos EUA, depois de ter renunciado às armas de destruição maciça.

domingo, maio 14, 2006

A carta (DMS)

A carta do Presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, ao Presidente dos EUA, George W. Bush, encontra-se disponível pelo "Le Monde".

quinta-feira, maio 11, 2006

A geração do 25 de Abril (DMS)

Penso que isto resume muito:

A dívida pública já vai em 64% do PIB. E a despesa não pára. O pagode aperta o cinto mas o Estado não consegue.

Por José Manuel Moreira in Diário Económico

Frase (DMS)

A felicidade é boa saúde e péssima memória.

Ingrid Bergman

Crise nuclear iraniana (VIII) (DMS)

O Presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, está a ficar demente. Já é a quarta vez que afirma que Israel "vai desaparecer um dia". Desta vez foi num discurso perante estudantes indonésios, segundo o jornal Público. O mesmo homem admite negociar uma saída pacífica para a crise nuclear com qualquer país, excepto com Israel, país que definiu como um "regime baseado no diabo". No diabo? Porquê? Não será o dele governado por um diabo? Qual é o país que mostra intenções de matar milhões de pessoas? Só pode ser demência. Segundo o jornal Público, o Presidente do Irão afirma "que a ideia de desencadear uma guerra, é como uma anedota (...) trata-se simplesmente de retórica". Será?

terça-feira, maio 09, 2006

EUA VS China (I) (DMS)

Começo a ficar farto de ouvir comentadores, jornalistas, pseudo-intelectuais, entre outros, com dúvidas da supremacia militar dos EUA. Meus caros, os números falam por si:

Estados Unidos da América:

- 86 submarinos, 35 deles no Pacífico;
- 4.500 ogivas nucleares destacadas;
- 1.4 milhões de soldados.

China:

- 10 submarinos;
- 500 ogivas nucleares;
- 2.3 milhões de soldados.

fonte: The Wall Street Journal

O mesmo se passa com o poder económico. Meus caros, mais uma vez, os números falam por si (valor PIB em biliões de dólares):

- Estados Unidos da América: 11.679
- Japão: 4.617
- Alemanha: 2.829
- Reino Unido: 2.213
- França : 2.131
- China: 2.211

fonte: The Economist

Frase (DMS)

Nós só começamos a aprender geologia na manhã seguinte a um terramoto.

Ralph Waldo Emerson

Ouro VS Petróleo (DMS)

Ouro ou Petróleo? Qual tem o ritmo de subida mais acelerado? O ouro atingiu hoje 700 dólares por onça! Desde 1980, altura em que atingiu o máximo histórico de 850 dólares, que o ouro não apresentava cotações tão elevadas!

Dia da Europa (falhada) (DMS)

Apesar de ser mais "atlantista" do que europeísta, não posso deixar de assinalar o Dia da Europa.


No dia 9 de Maio de 1950, foi apresentada uma proposta de criação de uma Europa organizada por Robert Schuman, a qual ficou conhecida como "Declaração Schuman". Este dia marca o começo da actual União Europeia e foi por esse motivo que, na Cimeira de Milão, de 1995, foi adoptado o dia 9 de Maio como o Dia da Europa.

domingo, maio 07, 2006

Frase (DMS)

Educação é o que resta depois de se ter esquecido tudo o que se aprendeu na escola.

Albert Einstein

Why Nazism Was Socialism and Why Socialism Is Totalitarian (DMS)

George Reisman, Professor de Economia na Universidade de Pepperdine, escreveu no dia 11 de Novembro de 2005 acerca do Nazismo e Socialismo tendo como propósito clarificar alguns factos da História.

My purpose today is to make just two main points: (1) To show why Nazi Germany was a socialist state, not a capitalist one. And (2) to show why socialism, understood as an economic system based on government ownership of the means of production, positively requires a totalitarian dictatorship.

(clicar no texto para aceder ao artigo)

Mais uma vez, os piores. (DMS)

Segundo o Diário Digital, Portugal é o país da UE-15 com mais divórcios registando, assim, um aumento de 89%. Foi no nosso país onde se verificou um maior aumento da taxa de divórcios em 10 anos (1995-2005).
Crise na natalidade, no matrimónio, onde vamos parar? Esta crise social vai ter, concerteza, influência na economia. Sendo a família a base que sustenta qualquer sociedade, e estando esta em crise, teremos problemas gravíssimos.

sábado, maio 06, 2006

Está cansadinho o Freitas... (DMS)

CHEGO ao fim do dia completamente estoirado», afirma Freitas do Amaral ao enumerar as tarefas que lhe preenchem o dia-a-dia no gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Além disso, ainda existem as constantes viagens, cansativas para «quem tem problemas de coluna». Em entrevista ao EXPRESSO, o chefe da diplomacia deixa em aberto a possibilidade de já não estar no Governo durante a próxima presidência portuguesa da União Europeia, no segundo semestre de 2007.

fonte: Expresso

 

 

   Links

Blogues

  • 31 da Armada
  • A Arte da Fuga
  • A Destreza das Dúvidas
  • A Origem das Espécies
  • Abrigo de Pastora
  • Abrupto
  • Atlântico
  • Axónios Gastos
  • Blasfémias
  • Bloguí­tica
  • Causa Liberal
  • Combustões
  • Conversas Vadias
  • Da Rússia
  • Do Portugal Profundo
  • Grande Loja do Queijo Limiano
  • João Pereira Coutinho
  • Letras com Garfos
  • Lóbi do Chá
  • Margens de Erro
  • My Guide to your Galaxy
  • O Futuro Presente
  • O Insurgente
  • O Mal de Portugal
  • O Observador
  • O Purgatório
  • Observatório da Jihad
  • Por Causa Dele
  • Por Tu Graal
  • Pura Economia
  • Quadratura do Círculo
  • Relações Internacionais
  • Retórica
  • Tempos Interessantes
  • Teoria da Suspiração
  • The Guest of Time
  • The Intelectual Life
  • Tomar Partido
  • Blogues Internacionais

  • Cato @ Liberty
  • Counterterrorism Blog
  • Freakonomics Blog
  • JCB Blog
  • Johan Norberg Blog
  • NEI Nuclear Notes
  • Private Sector Development Blog
  • Secondhand Smoke
  • The Conservative Philosopher
  • Imprensa

  • Público
  • Correio da Manhã
  • Jornal de Notí­cias
  • Diário Digital
  • Diário de Notí­cias
  • Agência Lusa
  • Diário Económico
  • Jornal de Negócios
  • Courrier Internacional
  • Expresso
  • Visão Online
  • Sol
  • TSF
  • Rádio Renascensa
  • Imprensa Internacional

  • ABC
  • Google News
  • Yahoo! News
  • The Economist
  • BusinessWeek
  • Foreign Policy
  • Time
  • Bloomberg
  • Financial Times
  • MSNBCnews
  • Foreign Affairs
  • CNN
  • Fortune
  • The Atlantic
  • The Times
  • The New York Times
  • Washington post
  • Zenit
  • Reuters
  • MercatorNet
  • Agence France Press
  • Courrier International
  • Le Monde
  • All Africa
  • Jornal de Angola
  • Invertia
  • Aljazeera
  • China Daily
  • Informações

  • IEEI
  • CIARI
  • IPRI
  • CIEJD
  • IGFSE
  • SEDES
  • Crí­tica
  • O Portal da Cidade de Braga
  • Universidade do Minho
  • Centro Universitário do Minho
  • Parleurop
  • Rede Eléctrica Nacional
  • Páginas Amarelas
  • Icep Portugal
  • Comissão Nacional de Eleições
  • Instituto Nacional de Estatí­stica
  • Dicionário de Lí­ngua Portuguesa
  • Banco de Portugal
  • Compromisso Portugal
  • União Europeia
  • Serviço de Informações de Segurança
  • Presidência da República
  • Portal do Governo
  • Diário da República Electrónico
  • Assembleia da República
  • Informações Internacionais

  • WTO
  • OPEC
  • OECD
  • OSCE
  • NATO
  • Hoover Institution
  • BP Global
  • Institute for International Economics
  • The World Bank
  • International Monetary Fund
  • Center for Security Policy
  • Chatham House
  • Council on Foreign Relations
  • Institut d'Études de Sécurité
  • Eurobarometer
  • Institute of Development Studies
  • G8 Information Centre
  • United Nations
  • Terrorism Research Center
  • The International Institute For
    Strategic Studies

  • CIA - The World Fact Book
  • Religião Católica

  • A Santa Sé
  • Opus Dei
  • Catholic Fire
  • Partidos Polí­ticos Portugueses

  • Partido Social Democrata
  • CDS/Partido Popular
  • Partido Nova Democracia
  • Partido Socialista
  • Partido Comunista Português
  • Bloco de Esquerda
  • Partidos e Instituições Conservadoras

  • International Democratic Union
  • The Conservative Party
  • Republican National Committe
  • American Conservative Union
  • The Churchill Center
  • Margaret Thatcher Foundation
  • Union pour un Mouvement Populaire
  • CDU/CSU
  • Conservative Party of Canada
  • Liberal Party of Australia