Adeus 2005! Bem-Vindo 2006! (DMS)
Caríssimos leitores,
Esperemos que 2006 seja um ano mais calmo e mais próspero que 2005.
Em 2005 tivemos catástrofes naturais, o falecimento do grande Papa João Paulo II, uma forte crise europeia, os atentados em Londres, incêndios devastadores e o crescimento de uma crise social.
A Europa teve um ano muito negro. Assistimos à rejeição de um tratado que estabelecia uma Constituição para a Europa, não se avançou na reforma da Política Agrícola Comum (PAC) e as negociações do orçamento foram a habitual trapalhada. É de salientar a crise social que se viveu em França e que, certamente, continuará a dar os seus frutos no próximo ano. Na Alemanha, foi eleita, pela primera vez, uma mulher para Chanceler e assistimos a uma grande aliança entre CDU (democratas-cristãos) e SPD (sociais-democratas). Esta coligação avançou com medidas impopulares todavia, necessárias para acordar o "gigante adormecido".
Das Américas, recordamos os furacões que abalaram os E.U.A., fazendo milhares de vítimas, e alguns escândalos que abalaram a administração Bush.
Na Ásia é de destacar o contínuo crescimento, embora um pouco mais lento, da China. Todavia, é preciso não esquecer que este crescimento é possível devido ao regime ditatorial comunista que viola os direitos humanos continuamente. Quando a China se tornar numa democracia, muito provavelmente o seu crescimento vai abrandar, e muito. No entanto os 5 milhões de armas continuam em roda-viva, assim como o Triângulo de Ouro.
Da Rússia, nada se sabe. Só se sabe que foi o país que lançou mais missões espaciais em 2005 e o KGB quer refundar-se. A Bielorússia é que teima em não querer uma "revolução laranja".
Nas nossas colónias, continua tudo na mesma! José Eduardo dos Santos continua com o seu aviação particular com sistema anti-míssil (só o dele e o Air Force One é que possem este tipo de tecnologia em aviões comerciais) e os angolanos continuam mal.
Enfim, já me alonguei demasiado para aquilo que pretendia escrever. Antes de terminar, queria falar um pouco do nosso querido Portugal.
Os portugueses elegeram em Fevereiro um governo socialista. Passados quatro meses saiu Campos e Cunha alegadamente por motivos pessoais. Provavelmente daqueles motivos pessoais que não querem a OTA e o TGV que este governo tanto insiste! Para o governo avançar com os projectos convidou Teixeira dos Santos para Ministro das Finaças, e deu resultado. Nas autárquicas, candidatos, arguidos em processos judiciais foram eleitos! E quanto às autárquicas não vou escrever mais nada, só o facto do PSD ter vencido.
Os incêndios foram outra desgraça para o país! Esperemos que não aconteça o mesmo em 2006.
A polémica dos crucifixos foi lamentável! O Estado ao querer retirar os crucixos das instalações públicas está a criar um rotura com a nossa história evangelizadora, com a nossa bandeira! Se o Estado é laico não pode actuar deste modo pueril e violento para com a nossa identidade. Se o Estado é laico, este não pode ser ateu ou agnóstico! Não pode assumir, beneficiar ou prejudicar (que é o caso) alguma religião. Francisco Cabral escreveu no DN que o Estado deveria retirar os símbolos maçónicos que ofendem muita gente, ao contrário do crucifixo, que não ofende ninguém.
Penso que já escrevi demasiado quanto ao estado das coisas.
Agora, queria relembrar aos leitores, que o blog em Janeiro está de parabéns! Vai fazer 1 ano! Já conta com mais de 15500 visitas! Nada mal para um blog de um jovem, muito jovem de Braga.
Espero que em 2006 o país e o mundo fiquem um sítio melhor, que todos tenhamos saúde e consigamos atingir os nossos objectivos bons.
Obrigado.