Oil Boom in Azerbaijan (DMS)
Imagens do impacto do petróleo no Azerbaijão.
A história do Azerbaijão e da sua capital Baku está indissoluvelmente ligada com o petróleo, desde a sua fundação. Nos primeiros manuscritos, que datam de séculos antes de Cristo, são feitas referências às extracções do petróleo e à sua utilização na vida, construção, medicina e armamento. Baku é referida nesses documentos.
O potencial do Azerbaijão é imenso devido à presença do "ouro negro". Actualmente, o total de petróleo produzido pode chegar a um bilião de toneladas. Este número não inclui as áreas de exploração petrolífera no mar que, consta-se que uma só zona de exploração marítima seria suficiente para revitalizar a economia do Azerbaijão. E, como o negócio é o petróleo, as políticas governamentais têm sido direccionadas para a captação de investimento estrangeiro por forma a que consigam um suporte financeiro para a sua exploração.
Uma fraqueza da exploração do petróleo neste país, mas uma oportunidade para os estrangeiros, é o facto da sua incapacidade de refinação de todo o petróleo explorado. Assim, é necessária a sua exportação como "matérias-primas" via pipelines. Sendo o "ouro negro" a base estrutural da economia azerbaijã, muitas indústrias estão relacionadas com este negócio. Isto é, casas, estradas, hóteis, pontes, enfim. Um conjunto de infraestruturas têm que ser construídas e aqui podem entrar as multinacionais. Também empresas de petroquímica, maquinarias para fábricas, etc, são um mercado a explorar.
De salientar, que organizações governamentais têm dado apoio e excelentes condições para o investimento de multinacionais. O próprio Presidente, Heydar Aliyev, tem realizado consórcios nesta matéria.
1 Comments:
Aqui está o futuro negociador internacional :p. A sua visão para o negócio é inquestionável.
Sempre tiveste olho para a "coisa", e não só. Tens que me explicar como é que acertas nas pessoas.
Beijo da tua admiradora e amiga Ana Gonçalves.
Enviar um comentário
<< Home