Index of Economic Freedom 2007 (DMS)
Top 10 countries
(clique na imagem para ampliar)
Portugal encontra-se em 43º. A razão principal desta péssima posição:
Portugal is weak in freedom from government and labor freedom. Total government spending equals almost 50 percent of GDP, and the labor sector is highly restrictive in all areas, from maximum workweek hours to employment severance procedures.
Toda a gente sabe que é este o nosso problema mas ninguém tem coragem para o atacar. Sucessivos governos têm afirmado que temos um problema de despesa e quando questionados acerca do que vão fazer estes dizem que vão reduzi-la. Como? Ninguém sabe, não se vê medidas concretas. Sistemas de eliminação e adjudicações de entidades são demagógicos e têm um impacto reduzido na despesa; mecanismos em que "saem 2 e entra 1" funcionário também não estão a dar resultado, este processo é difícil de controlar no poder local, por exemplo; enfim, não se está a atacar o problema central. Enquanto, continuarmos neste jogo do "faz-de-conta" não sairemos da "crise" em que estamos mergulhados.
De salientar que este governo está em funções há 2 anos e o tópico Freedom from government registou um aumento de 4.9% entre 2006 e 2007. Todavia, vemos continuamente o eng. Sócrates apelidar-se de reformista.
Desafio-vos caros leitores a fazerem comparações entre os diferentes países e asseguro-vos que ficarão perplexos com alguns resultados. Aqui.
Informações detalhadas de Portugal podem ser consultadas aqui.
1 Comments:
Muito bom, de facto, este post! Não conhecia este índice. Fiquei estupefacto quando vi países como a Arménia e Botswana à frente de Portugal, entre outros...Enfim.
RT Machado
Enviar um comentário
<< Home