As economias asiáticas (DS)
A Ásia é o continente mais vasto possuindo um terço da superficie total da terra firme e com mais de metade da população mundial.
Porque será que a economia da China está a crescer 8% ao ano? Porque é que o Japão é a segunda maior economia mundial? E Singapura (um milagre feito pelo homem como refere a Dama de ferro Margaret Thatcher) ?
O triunfo de Singapura mostra que: a riqueza de um país não tem que depender obrigatoriamente das riquezas naturais, podendo mesmo vir a benefeciar da sua ausência; o Homem é a maior das riquezas pois, foram a perícia, a criatividade e o arrojo empresarial dos homens, que fez o que ela é hoje; o que os governos têm a fazer é criar condições para que o talento humano possa frutificar. Ao contrário do nosso país que, todo o dinheiro que se tem é para pagar a excessiva despesa pública que não produz riqueza.
Nestas economias, também está presente a importância atribuida aos laços familiares, o sentido de responsabilidade, e a predisposição para economizar e agir com prudência. Estas caracteristicas forma aproveitadas por alguns Estados Asiáticos que para criar economias mais prósperas, mantiveram a dimensão do governo e da despesa pública em níveis baixos, abstendo-se de excessiva regulamentação e limitando os benefícios sociais. Estas politicas que reduzem ao mínimo a dependência em relação ao sistema nacional de previdência, vão por sua vez reforçar os valores sociais e culturais que estão na base do sucessso das economias da Ásia, como é o caso da China e da Índia. Todavia, a China conseguiu com mais facilidade devido ao regime totalitarista. A Índia já assumiu o estatuto de potência nuclear.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home