Embaixador dos E.U.A. na Universidade do Minho (DMS)
Caros leitores, o embaixador dos EUA em Portugal, Alfred Hoffman Jr. (à esq. e eu à dir.), esteve hoje na Universidade do Minho para proferir uma conferência acerca da "Reforma das Nações Unidas".
O embaixador fez questão de iniciar o seu discurso salientando o papel da ONU nos serviços que tem prestado ao mundo desde a sua criação, há 60 anos. "No ano transacto, o Conselho de Segurança agiu no sentido de mitigar a violência no Sudão, impôr o fim da ocupação síria no Líbano, e de angariar apoios para as eleições e transição democrática no Iraque. Outras agências da ONU são chamadas a lidar com necessidades transnacionais urgentes como o HIV/SIDA, a ameaça da gripe das aves, ajuda a vítimas de sismos e tsunamis, protecção aos refugiados, fornecimento de alimentos e outros cenários de ajuda humanitária a milhões de indivíduos no mundo". Todavia, a ONU encontra-se com graves problemas nomeadamente, a polémica gerada acerca da má gestão e corrupção no Programa Petróleo por Alimentos, assim como na exploração sexual por parte dos soldados da paz. O embaixador é a favor de uma ONU forte e defende que para isso é necessária uma reforma eficaz ao nível do Secretariado, o que incluiria mudanças de orçamento, gestão e administração. Segundo ele, "algumas melhorias trariam maior clareza e responsabilização ao processo orçamental; outras protegeriam o pessoal de assédio sexual ou retaliação pela divulgação de irregularidades, obrigando os empregados a aderir a elevados padrões de ética". O embaixador defendeu ainda o procedimento a auditorias regulares.
No final da conferência anunciou alguns números relativamente às contribuições dos páises no orçamento das Nações Unidas. Tirem as vossas conclusões: E.U.A. - 22% (o que mais contribui); Japão - 18%; China - 2%; Espanha - 2.4%.
7 Comments:
Sim senhor, muito bem. Curioso é o facto de Espanha contribuir mais que a China!
É só contactos! lol! Fica Bem!
Também é curioso que o Japão contribui muito mais do que a China, mas não tem lugar permanente no Conselho de Segurança da ONU...
Concordo totalmente com o embaixador.
grande fotografa essa que conseguiu captar toda a essência que apenas um encontro entre Alfred Hoffman e Diogo Silva poderia imanar....LOL
Concordo! =)
Concordo com o embaixador dos EUA, de facto as NU precisam urgentemente de uma reforma. E isso passa não só pela Secretaria Geral, mas sobretudo pelo Conselho de Segurança.
Parabéns à Universidade do Minho pela iniciativa, uma vez mais provou ser a melhor universidade do Norte na área das RI. (eu também fui aluna de RI aí na UM)
E parabéns Diogo pelo blog!
Enviar um comentário
<< Home