A psicologia dos números redondos (DMS)
Ouvimos muitas vezes os analistas de mercados falar em níveis técnicos, suportes e resistências dos índices accionistas, acções e outros instrumentos e por vezes também ouvimos falar em números redondos. Grosseiramente falando, um número redondo é um número que termina em um ou vários zeros. O conceito de número redondo é mais linguístico que matemático mas não podemos ignorar o efeito psicológico provocado por estes números.
O DAX, o índice accionista alemão, tocou recentemente os 8000 pontos. Durante 3 dias tentou quebrar esta barreira psicológica, embora a barreira técnica, o máximo histórico do índice, se situe um pouco mais acima.
Olhando para trás para estes últimos anos, podemos observar correcções semelhantes, com maior ou menor amplitude, em níveis como os 4000, 5000, 6000 e 7000 pontos no DAX, conforme se comprova no quadro acima.
Nenhum investidor, por mais frio que seja na tomada de decisões, consegue deixar de lado o sentimento e a emoção (leia-se "O erro de Descartes" de António R. Damásio). Há investidores que estipulam como pontos de entrada ou saída do mercado níveis redondos como este, podendo assim, provocar correcções nos mercados.
Esta psicologia colectiva do mercado tem vindo a ser estudada mais recentemente, dando origem à disciplina das finanças comportamentais, que conta já com um prémio Nobel.
fonte: Millennium bcp investment banking
2 Comments:
Post de grande qualidade!
A ciência que existe na bolsa, impressionante.
Paulo Macedo
Curious!
Filipa
Enviar um comentário
<< Home