Pentagon outlines 3 options in Iraq (DMS)
A Pentagon review of Iraq has come up with three options — injecting more troops into Iraq, shrinking the force but staying longer or pulling out.
Manter ou injectar mais tropas no Iraque é, obviamente, a opção mais sensata. Uma retirada num espaço 4-6 meses, como se tem falado, é um perigo para o Iraque e para o Mundo.
The withdrawal implicaria uma instabilidade mais acentuada no Iraque devido à falta de preparação dos soldados iraquianos e, claro, a falta de meios para combater o terrorismo. Certamente, as populações seria forçadas a viver e a submeterem-se aos terroristas. Algo que fica, obviamente, facilitado sem a presença da grande potência norte-americana.
Para a comunidade internacional também seria muito grave porque esta seria mais susceptível a atentados. Apesar de este argumento ser encarado como algo de demagógico é uma falácia classificá-lo como tal. Um país enfraquecido como o Iraque está mais susceptível à invasão de terroristas por forma a planear novos ataques e, também, à facilidade em recrutar mais kamikazes. Convém não esquecer os taliban, que estão mesmo ao lado, no Afeganistão. Esta seita não descansará enquanto não regressar ao poder. Se tiverem uma "aberta" porque não tentarem no Iraque? Pode soar a conspirativo, mas não me parece descabido.
1 Comments:
Não, não é descabido. Pode-se pensar o que se quiser sobre as intervenções no Afeganistão e no Iraque, mas retirar com o trabalho ainda incompleto seria de uma irresponsabilidade sem perdão. Excepto os terroristas e os radicais, ninguém ficaria a lucrar, nem no Ocidente, nem no Médio Oriente.
Enviar um comentário
<< Home