Necessidade de neoliberalismo em Portugal (DMS)
Sem economias competitivas não há investimento. E, sem investimento não há emprego, nem justiça social. Em Portugal isto acontece. Se chegamos a esta situação foi devido a uma governação tendencialmente socialista que dura há mais de 30 anos. Qual a resposta, então, aos problemas do país?
A única doutrina social que pode fazer algo por Portugal é o neoliberalismo. E, para quem não sabe, esta corrente de pensamento político defende a instituição de um sistema de governo onde o indivíduo tenha mais importância do que o Estado, isto é, apela à liberdade e responsabilidade individual. A concepção neoliberal caracteriza-se pela valorização da competição entre as pessoas, à permissão de todos para venderem o que produzem, num mercado mais amplo possível. Esta filosofia também defende que deverá ser a família a preocupar-se com a sua saúde escolhendo os seus próprios médicos ou os professores dos seus filhos. Esta doutrina, prega ainda o estímulo da economia por meio da criação de empresas privadas, apoiando também a redução da tributação sobre a renda, além da respectiva carga fiscal. A filosofia neoliberal acredita que a desigualdade é uma consequência da falta de liberdade que o Estado impõe, ao retirar uma percentagem considerável do vencimento sob a forma de impostos para custear o Estado, bem como a imposição de certos conteúdos na educação, por exemplo.
É ou não verdade que há falta de liberdade num Estado que deve "abrir caminho para uma sociedade socialista" (Preâmbulo da Consituição da República Portuguesa)? É claro que sim, a demonstração está no primeiro parágrafo. É o mesmo Estado com tendência socialista que leva à menor justiça social e ao empobrecimento do país. Portugueses, não se deixem enganar!
14 Comments:
Excelente análise. Simples e sintética.
Muito bem
Filipe Amaral
Impecável, muito bem.
Joana Amaral
Prefiro chamar-lhe liberalismo. Muito bom.
Rui Duarte
nunca conseguiremos ser neoliberais, em Portugal as pessoas não têm capacidade para assumirem responsabilidades e para vingar "sozinhas".
Falem-me agora de neoliberalismo...
Onde está o estado regulador?
Onde está o "ser social" assumido pelas empresas...
Ainda acham que o mercado se auto-regula?
ainda acham que o estado intervencionista é uma ideia do passado?
Devemos reflectir todos acerca destas temáticas cada vez mais actuais...
José diz....
Acho que neoliberalismo será a prática e a politica mais certa para os povos,mas para isso é preciso que os Estados sejam menos Estado e mais Nação.Enquanto as Nações forem propridade dos Estados ,o neoliberalismo jamais vingará, para inflecidade de todos os POVOS.
Os resultados desta politica já falam por si: mais desemprego, menos saude, menos ensino, mais desigualdade. É só olhar em volta. Contudo, as politicas socializantes aqui criticadas de forma velada, foram as responsaveis pelo boom economico da Europa e Japão após IIWW. O neoliberalismo não passa de uma forma de darwinismo social. Por isso, onde está essa igualdade em que 1/2 duzia tem tudo, e os restantes nada. Não invoquem o diabo...
Dos textos mais utópicos que já li. Está bem escrito, parabéns. Tão conciso que consegue parecer credível para alguns.
Emanuel Saramago
E ainda tem gente sem conhecimento real: "Com a evolução dos instrumentos jurídicos que suportam a arquitectura das Comunidades Europeias, particularmente a partir do Acto Único, tem-se acelerado esta tendência de domínio dos pequenos países pelos grandes, em que, de tratado em tratado, de revisão em revisão – Maastricht, Nice, Lisboa, Pacto do euro, revisão do Tratado de Lisboa, etc. – a margem de manobra dos pequenos países na gestão autónoma e soberana da sua vida vai diminuindo, restando cada vez menos variáveis, sejam elas políticas, financeiras, económicas e sociais, que estes estejam “autorizados” a exercer em plenitude, ou, simplesmente a exercer. Tais actividades estratégicas, constituem, como é sabido, uma condição necessária para o desenvolvimento de toda a economia, ao desenvolvimento integrado e para o exercício da soberania, que Portugal não tem."
Como é possível achar que políticas que promovem o interesse próprio poderiam alguma vez manifestar uma sociedade justa, equilibrada e igualitária? Para quem ainda tiver dúvidas acerca dos benefícios da igualdade recomendo vivamente o livro O Espírito da Igualdade de Richard Wilkinson e Kate Pickett. O neoliberalismo conduz, por definição, a monopólios e cartéis. E a ÚNICA liberdade que concede é a de submeter todos a estas batalhas comerciais onde há vantagens de riqueza inultrapassáveis e, inevitavelmente, vencedores e vencidos.
Vejo nos "USA" a essência do neoliberalismo. Propinas para a Universidade altíssimas... saúde só para quem tem dinheiro...
Parece-me mais uma neo-porcaria.
Quanto a isto não há comentários a fazer! Não há um único estado neo-liberal no mundo onde essas ideias tenham vingado...o homem é ganancioso por natureza, e as filosofias ficam imediatamente para trás do dinheiro. Neoliberalismo= Oligarquia e ditadura económica! Nada mais! O homem livre não é que vende...É o que consome o que a terra lhe dá! Deixa-me triste saber que ainda há pessoas que querem ganhar dinheiro à custa dos outros.
neoliberalismo ou um novo capitalismo camuflado?Infelismente é isto k nos estera a partir da próxima segunda feira.esta campanha foi por parte dos tres ,PSD,PS e CDS uma escondida de tudo k rodeia este país.Voltamos á estaca zero, Tudo o k é estado é mau para o PSD e CDS.o PS foi o responsável por esta situação não dando voz aos partidos de esquerda, sim porque de esquerda infelizmente pouco teve
Existem dois trabalhos muito interessantes e documentados de uma jornalista de investigação americana chamada Naomi Klein "A Doutrina do Choque - A Ascenção do Capitalismo de Desastre" e "No Logo" que aconselho vivamente.
Talvez no final as pessoas não fiquem com uma ideia tão cor de rosa em relação ao neoliberalismo.
Cumprimentos
APRNS
Enviar um comentário
<< Home