Eleições no Japão (DM)
No próximo dia 11 de Setembro, Domingo, vão-se realizar eleições no Japão.
Junichiro Koizumi, actual Primeiro-Ministro, vai ter dois adversários: o Democratic Party of Japan (DPJ) e o seu próprio partido, Liberal Democratic Party (LDP).
Que o DPJ é seu adversário isso já é indelével, mas o LDP é um pouco bizarro.
O LDP é também seu adversário porque Koizumi quer reformar o partido dos chamados "rebeldes", os "anti-reformistas".
Junichiro Koizumi, avançou, mais uma vez, com a proposta da privatização dos correios. Esta proposta, vai ser um grande teste para os japoneses escolherem entre o antigo LDP (que é contra esta reforma) ou um novo LDP, que Koizumi diz que vai ser melhor.
Alguns economistas dizem que a privatização da maior instituição financeira do mundo (os correios) se proporcionar alguns benefícios devido ao mercado livre de capitais, vão ser muito reduzidos e vão crescer vagarosamente.
Alfim, serão umas eleições com alguns malabarismos que serão muito importantes para o futuro da segunda maior economia mundial que ainda não mereceu qualquer atenção pela imprensa nacional.
6 Comments:
Muito bom este texto! Por acaso não sabia que havia eleições este Domingo! A nossa imprensa deve andar distraída!
Maria Manuel
Tenho uma pergunta a fazer ao editor deste blog: Como é que é possível que os correios possam ser a maior instituição financeira do mundo? Não era mais normal que fossem bancos ou seguradoras, por exemplo?
A privatização dos correios é para Koizumi uma clara tentativa para relançar a economia japonesa, apesar do cepticismo de alguns economistas.
Além disso, a transferência da gestão dos correios para o sector privado também tem a importante função de aliviar os encargos do Estado - o Japão tem um défice superior a 7% e uma dívida pública de 150% do PIB, problemas que não podem ser ignorados.
Perante este cenário posso concluir que Koisumi tem consciência dos verdadeiros problemas do seu país e que age com responsabilidade (ao contrário de certos políticos deste "rectângulo à beira-mar plantado"...).
Em relação à atenção que a imprensa deu a este assunto, pelo menos no "Público" de Sábado , dia 10, vêm vários artigos relacionados.
Caríssimo anónimo,
Os correios são a maior instituição financeira do mundo porque funcionam também como uma instituição bancária.
O Diogo Mendes tem toda a razão! Escreve muito bem, está por dentro dos assuntos internacionais (também fez um excelente texto acerca da democracia no Zimbabwe) não se limita a ver números e a ver de uma maneira superficial e consegue analisar do ponto de vista soial.
Força para o blog e faça mais análises do "país e do mundo".
Enviar um comentário
<< Home