As elites portuguesas...... (DS)
Segundo ele, no século XVIII houve o aparecimento de dois iluminismos, o francês e o escocês.
As elites dos Estados Unidos, a Alemanha, o Reino Unido e outros importantes países, adoptaram o iluminismo escocês, que tem como caracteristicas: apoio ao sector privado, adopção de medidas que contribuam para um crescimento gradual, sólido e sustentável, entre outras.
As nossas elites, foram influenciadas pelo iluminismo francês que tem ideologias muito opostas, entre elas, destaque para o desconfiança do sector privado e benefícios para a função pública, adopção de medidas radicais, não existindo assim um desenvolvimento sutentável (satisfazer as necessidades do presente sem retirar ás futuras gerações a possibilidade de satisfazer as suas). De facto, diz ele que as nossas elites foram influenciadas da pior maneira pois, do ponto de vista dele, a função pública não produz riqueza como o sector privado. E, um páis só pode ter uma economia forte e solida se o governo apoiar o sector privado. As regalias que os funcionários públicos possuem, nenhum trabalhador do sector privado possui, "sai" tudo do "bolso" dele. É, de facto incompreensível. Será que um funcionário da função publica contribui mais para o crescimento do país do que um funcionário do sector privado? Ou será o inverso?
1 Comments:
Olha, acho que é o inverso; mas acabamos por entrar numa espécie de ciclo vicioso: para apoiar o sector privado é necessário reduzir as regalias da função pública...
Agora uma coisa é certa: O proprietário trabalha mais, porque trabalha para si próprio, e o lucro é proporcional ao trablho.
O funcionário público, salvo raras excepções, pode trabalhar que nem um escravo e ganha sempre o mesmo, agora com a redução do horário nocturno, a ver vamos, como diz o povo.
Até o governo Chinês já se apercebeu das vantagens da liberalização e da propriedade privada, então imagina, um país em que o Estado-todo-poderoso é soberano, apercebeu-se esta poderá vir a trazer para o Estado...
Só mais uma coisa que acho que já disse, adorei o teu blog, mas tens que mostrar mais a tua posição em relação às coisas.
Beijo*
Enviar um comentário
<< Home