segunda-feira, julho 31, 2006

Hezbollah preparou tudo há 6 anos (DMS)

Hezbollah’s stockpiling of arms and preparation of numerous bunkers and tunnels over the past six years have been key to its resistance.

Mapa do conflito israelo-libanês (DMS)


in BBC

Governo publicita hoje lista de devedores do Fisco (DMS)

Porque é que o governo não divulga a lista das empresas a que deve dinheiro e por isso não podem pagar os seus impostos?

Zacharie Astruc "Intérieur Parisien (1874)" (DMS)

A ler (DMS)

Europe Died in Auschwitz by Sebastian Villar Rodriguez - September 23, 2005

via: O Mal de Portugal

domingo, julho 30, 2006

Frase (DMS)

A cortesia é mercadoria que custa pouco.

Alexis de Tocqueville

Ranking de autores portugueses de ciência económica (DMS)

Um ranking de 350 economistas portugueses promovido pelo Centro de Estudos Macroeconómicos e Previsão e pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas, ambos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho aponta Cavaco Silva para o 213º lugar. Ou seja, muito abaixo daquilo que seria esperado pela projecção do "Professor" (nem a meio da tabela!). O 1º lugar do ranking é ocupado pelo professor Luís Cabral que é, actualmente, director do departamento de Economia da Universidade de Nova Iorque, conselheiro económico principal da Autoridade da Concorrência e publica regularmente artigos de opinião económica na imprensa portuguesa.

sábado, julho 29, 2006

Regime especial (DMS)

in Expresso

Extrema-direita está a recrutar em escolas secundárias (DMS)

O Expresso desta semana avança com a notícia que angariadores da extrema-direita têm vindo a percorrer desde o início do ano as escolas secundárias de norte a sul do País, recrutando jovens numa operação sem precedentes. A GNR já alertou o Governo.
E porque não denunciar, também, o recrutamento da extrema-esquerda? Em Braga, por exemplo, a propaganda do Bloco de Esquerda e da Juventude Comunista é evidente à entrada das escolas! Dirigentes desses movimentos extremistas integram órgãos das associaçõs de estudantes e fazem propaganda política. Afirmar que só a extrema-direita estimula a violência é completamente falso. Todos, diga-se, todos os extremos estimulam o uso da violência indiscriminadmente. Os extremos devem ser denunciados e combatidos não só da Direita mas também da Esquerda!

sexta-feira, julho 28, 2006

A ler (DMS)

20 razões para um Ocidental defender Israel no Combustões.

Realidades por Vasco Pulido Valente.

quarta-feira, julho 26, 2006

Frase (DMS)

Não existe grandeza onde não há simplicidade, bondade e verdade.

Liev Tolstói

Afinal é verdade! (DMS)

O exército iraniano combate Israel no Líbano!

via: Observatório da Jihad

terça-feira, julho 25, 2006

Bunkers são negócio (DMS)

Bunker mentality: The Mideast crisis

Even with rockets falling, it's business as usual in Israel. Why Americans should watch and learn.

CNN Breaking News (DMS)

The Israeli military claims it has killed the senior Hezbollah commander in charge of the central area of Lebanon's border with Israel. No word from Hezbollah.

O mundo está perdido (DMS)

Mais interessados (DMS)

Paquistão constrói novo reactor nuclear. Mais um que não assinou o Tratado de Não-Proliferação nuclear e está muito interessado em mais um reactor...

segunda-feira, julho 24, 2006

Evidências da necessidade do nuclear (DMS)

Cada vez mais evidente, a energia nuclear é solução para Portugal: a energia nuclear é uma solução economicamente viável para Portugal e vantajosa para os consumidores. Uma central a funcionar no País poderia significar uma redução média de 40 a 50% na factura da electricidade, se a opção do consumidor fosse maioritariamente por esta fonte.

Apoio ao terrorismo (DMS)

Manifestações de apoio ao terrorismo.

Frase (DMS)

A arte de vencer aprende-se nas derrotas.

Simon Bolívar

Partido Social - Democrata (DMS)

O PSD lidera nas classificações dos deputados mais faltosos, o PSD tem Hermínio Loureiro, foi secretário de Estado do Desporto e actualmente deputado na Assembleia da República, que vai candidatar-se à presidência da Liga de Clubes, o PSD tem o líder partidário com a pior imagem, o PSD não é uma alternativa política, para já.

É lamentável que um partido que que ser governo em 2009 tenha no topo da lista de deputados faltosos vários nomes entre eles, em segundo lugar, Marques Mendes e, a liderar a tabela, está um senhor Virgílio Costa que foi eleito por Braga. Era dever moral deste senhor não se apresentar de novo às eleições em 2009. E, se este senhor não tivesse a dignidade de o fazer então deve o partido impedir a sua apresentação a votos e assim mostrava responsabilidade. Se assim não for, o partido continuará a balda que nos tem habituado neste passado recente e não está a arrumar a casa, como se tem dito.

Depois temos outro senhor o chamado Hermínio Loureiro. Pelos vistos gosta de misturar política com futebol. Perdoem-me a expressão, mas não há nada mais odioso e paupérrimo na política que esta mistura terrível que já levou noutros países, como a Itália, à corrupção. Esperemos que este senhor também tenha algum bom senso e, como disse o Prof. Marcelo, suspenda o seu mandato de deputado.

Numa sondagem de hoje no Correio da Manhã, as sondagens valem o que valem, Marques Mendes aparece como o líder com pior imagem. Isto também não ajuda muito.
Espero que o PSD encontre o seu caminho, António Borges parece ter razão quando diz que Marques Mendes está a ir por maus caminhos.

domingo, julho 23, 2006

Pequenas diferenças (DMS)


Via: O Insurgente

sábado, julho 22, 2006

Exposição de pintura (DMS)

Museu Nacional de Arte Antiga

Grandes Mestres da Pintura Europeia:
de Fra Angelico a Bonnard. Colecção Rau

Exposição de qualidade absolutamente excepcional, que reúne 95 pinturas de mestres fundamentais na história da pintura europeia, desde o início do Renascimento italiano até à década de 1940-50.

Mais informações

quarta-feira, julho 19, 2006

Frase (DMS)

Não se ensina filosofia; ensina-se a filosofar.

Immanuel Kant

segunda-feira, julho 17, 2006

A Operação "Chuva de Verão" em Gaza (DMS)


via: Observatório da Jihad

Homossexuais continuam a perder ! (DMS)

Nebraska -- Supporters of banning gay marriage won two major court rulings Friday.

in CNN

domingo, julho 16, 2006

Humor (DMS)

Zidane headbutts Fidel Castro

sábado, julho 15, 2006

Frase (DMS)

Na arte só uma coisa importa: aquilo que não se pode explicar.

Georges Braque

sexta-feira, julho 14, 2006

Foi há 217 anos (DMS)


O dia 14 de Julho é considerado o dia da Revolução Francesa, por ser a data da tomada da prisão da Bastilha.

Mal pagos (DMS)

Salário mínimo português é o mais baixo da UE15

quarta-feira, julho 12, 2006

Relatório do SIS (DMS)

Hoje na capa do Diário de Notícias é possível ler a notícia "SIS associa pedofilia a homossexulidade". Esta é mais uma prova que não permite qualquer tipo de adopção de crianças pelos homossexuais.

terça-feira, julho 11, 2006

É preciso ter descaramento, ridículo! (DMS)

A Federação Portuguesa de Futebol vai pedir ao Governo que isente de IRS os prémios de participação no Mundial que serão pagos aos jogadores, cerca de 50 mil euros por cabeça. A isenção era boa se fosse para todos, mas mesmo todos, os portugueses. Qual seria a razão da isenção que justificasse tal regalia? Porque é que o nº5 do artigo 13º do Código do IRS vem ao barulho? Leia-se, este imposto «não incide sobre os prémios atribuídos aos praticantes de alta competição, bem como aos respectivos treinadores, por classificações relevantes obtidas em provas desportivas de elevado prestígio e nível competitivo». Como diz Medina Carreira, e bem, «poupar trocos a quem ganha milhões» é «ridículo» e conclui dizendo: «Poupar 5.000 euros ao Cristiano Ronaldo é ridículo quando ele ganha milhões». O argumento de que a selecção representou bem Portugal (o que é verdade) também não é válido pois não fez mais que a sua obrigação! É dever de cada um dos portugueses dignificar o nome Portugal! Só falta, no fim, uma condecoração do Presidente da República! Sr. Gilberto Madaíl não seja ridículo! Vá-se embora, o sr. já disse à TSF que não precisa do futebol para nada.

segunda-feira, julho 10, 2006

Frase (DMS)

A sabedoria na vida não está em fazer aquilo de que se gosta, mas em gostar daquilo que se faz.

Provérbio

O Estado (II) (DMS)

É preciso tratar de quatro aspectos do poder do Estado para se compreender quais as instituições cruciais para o desenvolvimento económico e como devem ser concebidas, são esses: a concepção e gestão organizacional; concepção do sistema político; base de legitimação e os factores culturais e estruturais.
O nível da concepção e gestão organizacional está relacionado com o domínio dos estudos da gestão no sector privado e com a administração pública no sector público. Esta última caracteriza-se por ser imensa e altamente desenvolvida, composta por um conjunto de subdisciplinas especializadas.
Um outro aspecto do estadismo está relacionado com a concepção de instituições ao nível do estado como um todo, isto é, a concepção do sistema político em vez de ao nível individual dos organismos que o compõem.
A base de legitimação do estado está relacionada com a concepção institucional mas vai para além dela pois inclui uma dimensão normativa, o que significa que as instituições do Estado devem trabalhar em conjunto de forma adequada, funcionando como um todo num sentido administrativo mas têm de ser legitimadas pela sociedade. Uma boa instituição do Estado é aquela que serve, de forma eficiente e transparente, as necessidades dos cidadãos. Por isso, a democracia tem também, para além do seu valor de legitimação, um papel funcional na governação. Concluindo este aspecto, a relação empírica entre democracia e desenvolvimento não admite transições autoritárias bruscas como forma geral de abordagem da reforma económica nem a democratização como estratégia de crescimento. Os países autoritários porque podem, a longo prazo, ter problemas de legitimação e, como defende Kaufmann e Haggard, a transição democrática pode ser problemática porque abre caminho à livre expressão de exigências de apoios governamentais que contrariam, por exemplo, a necessidade de realizar uma reforma económica e estrutural.
O último ponto é os factores culturais e estruturais e são bastante relevantes porque as regras formais (ex: políticas industriais) podem ser rapidamente alteradas como parte integrante da política pública e as regras informais (cultura) não podem e, embora mudem ao longo do tempo, é muito mais difícil orientar a sua evolução. Um exemplo da influência dos hábitos informais nas instituições formais, foi assim que definiu Francis Fukuyama, diz respeito ao papel do capital social nas relações entre o Estado e os seus beneficiários. Tornar as instituições públicas responsáveis perante as pessoas é uma questão de concepção institucional e de contrapesos e equilíbrios internos, mas são, em última instância, as pessoas que os Estados supostamente servem quem tem a responsabilidade de supervisionar o seu desempenho e exigir deles um comportamento receptivo.
Estão assim explicados (de forma redutora) os principais aspectos em que se baseiam os poderes do Estado.

"Alqueva – está a valer a pena?" por André Menezes Marques (DMS)

Na verdade, mete dó olhar para o aproveitamento que as terras do Alqueva estão a ter. Grande parte dos agricultores alentejanos, outrora beneficiando do proteccionismo do Estado Novo, hoje dispondo de cómodos subsídios da União Europeia, não está a modernizar e a investir nas explorações agrícolas, que agora podem ser irrigadas pelas águas do Alqueva.
Por outro lado, os empresários espanhóis, em três anos, já investiram 350 milhões de euros na aquisição de terras e na aposta no sector da olivicultura, que se revela promissor. Estes últimos já adquiriram um quarto das melhores terras para plantar olival e garantem que não se vão ficar por aqui.
Seria uma pena que deixássemos escapar desta forma as oportunidades que possuímos. Votar as terras alentejanas ao abandono significa desprezar uma importante vantagem estratégica do nosso país. Enquanto vem dinheiro “da CEE”, preferimos que os outros, neste caso os espanhóis, façam o trabalho por nós.
Como consequência, iremos, por comodismo, ignorar uma valiosa riqueza endógena, o que é, aliás, uma das mais perniciosas tendências do temperamento português.

André Menezes Marques

sábado, julho 08, 2006

Frase (DMS)

Só o trabalho é o capital não sujeito a falências.

Jean de La Fontaine

Vaticano (DMS)

Bento XVI deu indicações para a abertura dos arquivos do Vaticano sobre o pontificado de Pio XI.

Necessidade de neoliberalismo em Portugal (DMS)

Sem economias competitivas não há investimento. E, sem investimento não há emprego, nem justiça social. Em Portugal isto acontece. Se chegamos a esta situação foi devido a uma governação tendencialmente socialista que dura há mais de 30 anos. Qual a resposta, então, aos problemas do país?
A única doutrina social que pode fazer algo por Portugal é o neoliberalismo. E, para quem não sabe, esta corrente de pensamento político defende a instituição de um sistema de governo onde o indivíduo tenha mais importância do que o Estado, isto é, apela à liberdade e responsabilidade individual. A concepção neoliberal caracteriza-se pela valorização da competição entre as pessoas, à permissão de todos para venderem o que produzem, num mercado mais amplo possível. Esta filosofia também defende que deverá ser a família a preocupar-se com a sua saúde escolhendo os seus próprios médicos ou os professores dos seus filhos. Esta doutrina, prega ainda o estímulo da economia por meio da criação de empresas privadas, apoiando também a redução da tributação sobre a renda, além da respectiva carga fiscal. A filosofia neoliberal acredita que a desigualdade é uma consequência da falta de liberdade que o Estado impõe, ao retirar uma percentagem considerável do vencimento sob a forma de impostos para custear o Estado, bem como a imposição de certos conteúdos na educação, por exemplo.
É ou não verdade que há falta de liberdade num Estado que deve "abrir caminho para uma sociedade socialista" (Preâmbulo da Consituição da República Portuguesa)? É claro que sim, a demonstração está no primeiro parágrafo. É o mesmo Estado com tendência socialista que leva à menor justiça social e ao empobrecimento do país. Portugueses, não se deixem enganar!

Homossexuais perdem em Nova Iorque! (DMS)

De acordo com o Publico, o Supremo de Nova Iorque decidiu ontem que os casamentos entre pessoas do mesmo sexo não são autorizados pela lei do Estado. Uma mesma decisão judicial foi recentemente tomada na Geórgia. Também no mesmo sentido vão todas as decisões referendárias em diversos Estados americanos.
Resta pois e apenas a excepção do Massachussets.

Retirado do blogue: Por Causa Dele.

Avaliação da notoriedade do Rock in Rio (DMS)

A notoriedade do Rock in Rio Lisboa, junto das populações de Lisboa e Porto, atingiu em Junho um índice perto dos 100%, resultante, em grande parte, da veiculação, no período compreendido entre Janeiro de 2005 e Junho de 2006, de cerca de 3.000 notícias e quase 7.000 inserções publicitárias, na Imprensa, Televisão e Rádio, que ocuparam um espaço mediático equivalente a cerca de 113 milhões de euros (quantificados a custos de tabela de publicidade).

fonte: Memorandum

A ler (DMS)

Não é estranho? (clicar)

sexta-feira, julho 07, 2006

The Cult of the Suicide Bomber (DMS)

quinta-feira, julho 06, 2006

México vira à Direita! (DMS)

Conservative Felipe Calderon narrowly wins Mexico presidential
election
.

Não admira! (DMS)

Eurobarómetro: descontentamento com UE cresce em Portugal.

Coreia do Norte (II) (DMS)

Seul avisa que a Coreia do Norte vai lançar um segundo míssil de longo alcance Taepodong-2 quando estiverem resolvidos os problemas técnicos. Estes tipos querem mesmo guerra. Só falta alguns pseudo-intelectuais de esquerda dizerem que a culpa é dos EUA e não do regime comunista de Pyongyang que é o que está, efectivamente, a provocar uma guerra.

Banco Central Europeu (DMS)

As taxas de juro permanecem inalteradas nos 2,75 por cento. Porém, é possível que subam a 3 de Agosto depois da reunião do conselho de governadores. Nos EUA subiram e é possível que na Europa também haja uma correcção.

Giorgio de Chirico "Mistério e melancolia (1914)" (DMS)

O Pai da Pátria (DMS)

O jornal Público avança com a notícia de que cientistas vão abrir hoje em Coimbra, o túmulo do primeiro rei de Portugal. O objectivo será reconstituir o perfil biológico de D. Afonso Henriques, falecido há 820 anos. O túmulo será aberto às 17h.

quarta-feira, julho 05, 2006

Frase (DMS)

A religião não é somente um sistema de ideias, antes disso ela é todo um sistema de forças.

Émile Durkheim

Coreia do Norte (I) (DMS)

O último desafio do regime comunista de Pyongyang a Washington e a Tóquio foi o lançamento de seis mísseis, entre eles o Taepodong-2 (míssil de longo alcance). Todavia, este último acabou por cair na zona económica exclusiva da Rússia mais concretamente a algumas dezenas de quilómetros da cidade de Nakhodka, no Extremo Oriente russo. Depois da condenação da NATO, do Japão e da Rússia a resposta da Coreia do Norte foi mais um lançamento de um míssil de curto alcance (do tipo Scud) às 9h22 (hora Lisboa).
A China, por outro lado, mantém o silêncio. Afinal, tudo não passa de uns testes para ver se está tudo em ordem para responder aos EUA, se for caso disso. Pequim agradece!

terça-feira, julho 04, 2006

Inacreditável! (DMS)

É possível ver isto no exame nacional de História deste ano.

In Congress, July 4, 1776 (DMS)

Retirado do blogue Atlântico.

segunda-feira, julho 03, 2006

Os mais poderosos (DMS)

Com o poder nas mãos, no Expresso.

Manipulação? (DMS)

De acordo com os resultados do barómetro DN/TSF/Marktest divulgados esta segunda-feira, mais de metade dos portugueses considera que a situação económica portuguesa vai piorar no espaço de um ano, o que faz sentido. O que não se percebe é que, por outro lado, na semana passada a imprensa avançou com notícias acerca do índice de confiança que tem vindo a crescer. Fará sentido?

domingo, julho 02, 2006

Trocas & Saídas (IV) (DMS)

Consegue-se perceber o porquê da "zanga americana", com estas preocupações do PCP imagine-se as nossas relações internacionais.

sábado, julho 01, 2006

Frase (DMS)

O meu amigo André Marques envio-me a seguinte frase de Publílio Siro: Miserrima est fortuna, quae inimico caret. Significa qualquer coisa como: Como é miserável a sorte de quem não tem inimigos.

Trocas & Saídas (III) (DMS)


Segundo o Correio da Manhã, o principal motivo para a demissão de Freitas da Amaral foi uma discussão com o embaixador dos E.U.A. (acima à esq.). Qual terá sido a origem da "zanga americana"? Voos da CIA? Crise nuclear iraniana? O aperto de mão a um líder do Hamas? Ou terão sido só os estatutos da Fundação Luso-Americana?

Trocas & Saídas (II) (DMS)

Mais um jogo político deste governo foi a realização desta remodelação um dia antes do grande jogo Portugal vs Inglaterra. Assim, ninguém vai notar!

Presidência da União Europeia (DMS)

A Finlândia substituiu hoje a Áustria na presidência da União Europeia, aproxima-se um semestre complicado para uma Europa sem Constituição mas que irá tentar aproximar-se da Rússia e dar passos na criação de uma política energética comum. Deverão também prosseguir as conturbadas negociações para a entrada da Turquia.

 

 

   Links

Blogues

  • 31 da Armada
  • A Arte da Fuga
  • A Destreza das Dúvidas
  • A Origem das Espécies
  • Abrigo de Pastora
  • Abrupto
  • Atlântico
  • Axónios Gastos
  • Blasfémias
  • Bloguí­tica
  • Causa Liberal
  • Combustões
  • Conversas Vadias
  • Da Rússia
  • Do Portugal Profundo
  • Grande Loja do Queijo Limiano
  • João Pereira Coutinho
  • Letras com Garfos
  • Lóbi do Chá
  • Margens de Erro
  • My Guide to your Galaxy
  • O Futuro Presente
  • O Insurgente
  • O Mal de Portugal
  • O Observador
  • O Purgatório
  • Observatório da Jihad
  • Por Causa Dele
  • Por Tu Graal
  • Pura Economia
  • Quadratura do Círculo
  • Relações Internacionais
  • Retórica
  • Tempos Interessantes
  • Teoria da Suspiração
  • The Guest of Time
  • The Intelectual Life
  • Tomar Partido
  • Blogues Internacionais

  • Cato @ Liberty
  • Counterterrorism Blog
  • Freakonomics Blog
  • JCB Blog
  • Johan Norberg Blog
  • NEI Nuclear Notes
  • Private Sector Development Blog
  • Secondhand Smoke
  • The Conservative Philosopher
  • Imprensa

  • Público
  • Correio da Manhã
  • Jornal de Notí­cias
  • Diário Digital
  • Diário de Notí­cias
  • Agência Lusa
  • Diário Económico
  • Jornal de Negócios
  • Courrier Internacional
  • Expresso
  • Visão Online
  • Sol
  • TSF
  • Rádio Renascensa
  • Imprensa Internacional

  • ABC
  • Google News
  • Yahoo! News
  • The Economist
  • BusinessWeek
  • Foreign Policy
  • Time
  • Bloomberg
  • Financial Times
  • MSNBCnews
  • Foreign Affairs
  • CNN
  • Fortune
  • The Atlantic
  • The Times
  • The New York Times
  • Washington post
  • Zenit
  • Reuters
  • MercatorNet
  • Agence France Press
  • Courrier International
  • Le Monde
  • All Africa
  • Jornal de Angola
  • Invertia
  • Aljazeera
  • China Daily
  • Informações

  • IEEI
  • CIARI
  • IPRI
  • CIEJD
  • IGFSE
  • SEDES
  • Crí­tica
  • O Portal da Cidade de Braga
  • Universidade do Minho
  • Centro Universitário do Minho
  • Parleurop
  • Rede Eléctrica Nacional
  • Páginas Amarelas
  • Icep Portugal
  • Comissão Nacional de Eleições
  • Instituto Nacional de Estatí­stica
  • Dicionário de Lí­ngua Portuguesa
  • Banco de Portugal
  • Compromisso Portugal
  • União Europeia
  • Serviço de Informações de Segurança
  • Presidência da República
  • Portal do Governo
  • Diário da República Electrónico
  • Assembleia da República
  • Informações Internacionais

  • WTO
  • OPEC
  • OECD
  • OSCE
  • NATO
  • Hoover Institution
  • BP Global
  • Institute for International Economics
  • The World Bank
  • International Monetary Fund
  • Center for Security Policy
  • Chatham House
  • Council on Foreign Relations
  • Institut d'Études de Sécurité
  • Eurobarometer
  • Institute of Development Studies
  • G8 Information Centre
  • United Nations
  • Terrorism Research Center
  • The International Institute For
    Strategic Studies

  • CIA - The World Fact Book
  • Religião Católica

  • A Santa Sé
  • Opus Dei
  • Catholic Fire
  • Partidos Polí­ticos Portugueses

  • Partido Social Democrata
  • CDS/Partido Popular
  • Partido Nova Democracia
  • Partido Socialista
  • Partido Comunista Português
  • Bloco de Esquerda
  • Partidos e Instituições Conservadoras

  • International Democratic Union
  • The Conservative Party
  • Republican National Committe
  • American Conservative Union
  • The Churchill Center
  • Margaret Thatcher Foundation
  • Union pour un Mouvement Populaire
  • CDU/CSU
  • Conservative Party of Canada
  • Liberal Party of Australia