sexta-feira, dezembro 30, 2005

Adeus 2005! Bem-Vindo 2006! (DMS)



Caríssimos leitores,

Esperemos que 2006 seja um ano mais calmo e mais próspero que 2005.
Em 2005 tivemos catástrofes naturais, o falecimento do grande Papa João Paulo II, uma forte crise europeia, os atentados em Londres, incêndios devastadores e o crescimento de uma crise social.
A Europa teve um ano muito negro. Assistimos à rejeição de um tratado que estabelecia uma Constituição para a Europa, não se avançou na reforma da Política Agrícola Comum (PAC) e as negociações do orçamento foram a habitual trapalhada. É de salientar a crise social que se viveu em França e que, certamente, continuará a dar os seus frutos no próximo ano. Na Alemanha, foi eleita, pela primera vez, uma mulher para Chanceler e assistimos a uma grande aliança entre CDU (democratas-cristãos) e SPD (sociais-democratas). Esta coligação avançou com medidas impopulares todavia, necessárias para acordar o "gigante adormecido".
Das Américas, recordamos os furacões que abalaram os E.U.A., fazendo milhares de vítimas, e alguns escândalos que abalaram a administração Bush.
Na Ásia é de destacar o contínuo crescimento, embora um pouco mais lento, da China. Todavia, é preciso não esquecer que este crescimento é possível devido ao regime ditatorial comunista que viola os direitos humanos continuamente. Quando a China se tornar numa democracia, muito provavelmente o seu crescimento vai abrandar, e muito. No entanto os 5 milhões de armas continuam em roda-viva, assim como o Triângulo de Ouro.
Da Rússia, nada se sabe. Só se sabe que foi o país que lançou mais missões espaciais em 2005 e o KGB quer refundar-se. A Bielorússia é que teima em não querer uma "revolução laranja".
Nas nossas colónias, continua tudo na mesma! José Eduardo dos Santos continua com o seu aviação particular com sistema anti-míssil (só o dele e o Air Force One é que possem este tipo de tecnologia em aviões comerciais) e os angolanos continuam mal.
Enfim, já me alonguei demasiado para aquilo que pretendia escrever. Antes de terminar, queria falar um pouco do nosso querido Portugal.
Os portugueses elegeram em Fevereiro um governo socialista. Passados quatro meses saiu Campos e Cunha alegadamente por motivos pessoais. Provavelmente daqueles motivos pessoais que não querem a OTA e o TGV que este governo tanto insiste! Para o governo avançar com os projectos convidou Teixeira dos Santos para Ministro das Finaças, e deu resultado. Nas autárquicas, candidatos, arguidos em processos judiciais foram eleitos! E quanto às autárquicas não vou escrever mais nada, só o facto do PSD ter vencido.
Os incêndios foram outra desgraça para o país! Esperemos que não aconteça o mesmo em 2006.
A polémica dos crucifixos foi lamentável! O Estado ao querer retirar os crucixos das instalações públicas está a criar um rotura com a nossa história evangelizadora, com a nossa bandeira! Se o Estado é laico não pode actuar deste modo pueril e violento para com a nossa identidade. Se o Estado é laico, este não pode ser ateu ou agnóstico! Não pode assumir, beneficiar ou prejudicar (que é o caso) alguma religião. Francisco Cabral escreveu no DN que o Estado deveria retirar os símbolos maçónicos que ofendem muita gente, ao contrário do crucifixo, que não ofende ninguém.
Penso que já escrevi demasiado quanto ao estado das coisas.
Agora, queria relembrar aos leitores, que o blog em Janeiro está de parabéns! Vai fazer 1 ano! Já conta com mais de 15500 visitas! Nada mal para um blog de um jovem, muito jovem de Braga.
Espero que em 2006 o país e o mundo fiquem um sítio melhor, que todos tenhamos saúde e consigamos atingir os nossos objectivos bons.

Obrigado.

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Soares senil (DM)

Vejam e ouçam bem isto.

fonte: Bar do Moe, nº 133

terça-feira, dezembro 27, 2005

Frase (DM)

É preciso que faça aquela coisa que acha que não pode fazer.

Eleanor Roosevelt

"O Diário de Drucker" (DM)

O livro "O Diário de Drucker", de Peter F. Drucker, (um dos meus presentes de Natal) é sem dúvida imprescindível para os amantes da Economia e da Gestão pois, tem um conjunto de pensamentos para enfrentar os actuais e futuros desafios destas ciências. Pela primeira vez, as melhores e mais importantes ideias de Drucker estão reunidas nesta obra.
Num formato de agenda, podemos reflectir todos os dias sobre os conselhos de Peter F. Drucker e tomar algumas notas num espaço reservado para o efeito.
Por coincidência o profeta da Gestão faleceu no dia 11 de Novembro deste ano, quando o livro estava a ser impresso.

O "razoável" e o "pequeno" é mais à frente! (DM)

Cavaco Silva ao anunciar uma proposta de criação de uma secretaria de Estado para acompanhar empresas estrangeiras a actuar em Portugal mostra a principal diferença entre si próprio e o candidato extremamente "culto" e "sede de sabedoria" Mário Soares. Enquanto Cavaco apresenta ideias, Mário continua com a obcessão do passado e em deteriorar a imagem do Prof. Doutor Cavaco Silva. Quem está a ser razoável e político "pequeno" é o Dr. Mário Soares que se gaba de ter dado aulas, na Universidade de Coimbra ,de Relações Internacionais durante dois anos!

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Breve Sumário da História de Deus (1526) - Gil Vicente (DM)

Adorai, montanhas,
O Deus das alturas,
também das verduras.

adorai, desertos
e serras floridas,
o Deus dos secretos,
o Senhor das vidas.
Ribeiras crescidas,
louvai nas alturas
Deus das criaturas.

Louvai, arvoredos
de fruto prezado,
digam os penedos:
Deus seja louvado!
E louve meu gado,
nestas verduras
o Deus das alturas.

Frase (DM)

Perdoe os seus inimigos mas não esqueça os seus nomes.

John F. Kennedy

sábado, dezembro 24, 2005

Um Santo e Feliz Natal para todos (DM)



Pieter Aertsen "The Adoration of the Magi - 1560"

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Frase (DM)

Se o senhor acredita que a educação é cara, tente a ignorância.

Derek Bok

Ribeiro e Castro em excelente performance (DM)

O líder do CDS-PP admitiu ontem que era "preocupante" jovens terem como ícone Che Guevara, "um dos grandes assassinos do final do século XX". Ribeiro e Castro acrescentou que "é importante que a esquerda se saiba libertar dessas suas referências tremendas de violência, crueldade e intolerância".
"A esquerda tem responsabilidades em grandes males do mundo. Isso é indiscutível", afirmou mais uma vez. "Olha-se para o cortejo de miséria na África contemporânea e sabe-se que isso é devido a regimes de esquerda que têm governado o continente", apontando também os regimes de Cuba e Coreia do Norte. "O terrorismo contemporâneo tem origem numa deriva totalitária do pensamento marxista-leninista e isso tem que estar presente no consenso do combate ao terrorismo", defendeu o líder do CDS-PP.
Estas palavras surgem na sequência das críticas do Primeiro-Ministro José Sócrates que qualificou as palavras de Ribeiro e Castro como "irresponsáveis". Por sua vez, o líder do CDS-PP respondeu ontem às críticas de Sócrates como "disparatadas, deslocadas e excessivas".
Fico muito satisfeito com as críticas do líder do CDS-PP e subescrevo-as inteiramente. Finalmente o partido começa a acordar.

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Cavaco vs Soares (DM)

Cavaco ganhou, naturalmente, o debate de ontem. Mário Soares teve nota negativa. Lamento, o facto de Soares ter assumido um papel de entrevistador e não ter esclarecido os portugueses acerca das suas ideias para o país.
Mário Soares foi deselegante e indelicado durante todo o debate. Fez sempre ataques pessoais a Cavaco, declarando no início do debate que não faria ataques à pessoa de Cavaco Silva. Insultou, também, a formação de Cavaco e as suas capacidades. Pôs em causa a honra do Prof. Doutor Cavaco quando disse que os governantes europeus não viam Cavaco com bons olhos.
É de salientar a parcialidade dos jornalistas. Estes ajudaram o SuperMario nas suas críticas a Cavaco e permitiram que Soares dirigisse o debate, quando o papel de moderador e entrevistador cabe aos jornalistas. Deus nos livre de Mário Soares como Presidente da República.
Em suma, foi um debate com falta de elevação política e respeituosa.

Frase (DM)

A dúvida é o início da sabedoria.

Aristóteles

segunda-feira, dezembro 19, 2005

UNICEF escolhe Fotografia do Ano 2005 (DM)

A fotografia é da autoria do britânico David Gillanders, que retrata Jana, uma criança ucraniana. Veja aqui.

fonte: PÚBLICO

Muito bem! (DM)



O Presidente do CDS-PP, Ribeiro e Catro, responsabiliza esquerda pelos "grandes males do mundo". Apreciei esta crítica com muito agrado porque disse a verdade e teve a coragem para o dizer. As ditaduras de esquerda são o que são e as que existiram foram horrendas como foram as de Estaline, Mao Tsé-Tung, etc. As ditaduras de direita e extrema-direita surgem em sequência de manifestações de esquerda (violentas) que intimidam a população e é necessário restabelecer a ordem. Para esse efeito elegem líderes autoritários de direita. Este foi o caso de Hitler. Pode-se culpar, deste modo, a esquerda pelo facto de Hitler ter chegado ao poder. E escrevo de Hitler, porque é uma das figuras que a esquerda gosta de dizer que a culpa é da direita e de grupos conservadores. Acontece que estão errados.

sábado, dezembro 17, 2005

O nosso presidente está a chegar a Belém! (DM)



fonte:EXPRESSO-SIC-Renascença/Eurosondagem (sondagem realizada entre 12 e 14 de Dezembro)

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Frase da semana (DM)

Acostuma-te a dizer que não.

S. Josemaría Escrivá

terça-feira, dezembro 13, 2005

Henri Matisse"La leçon de musique - 1917"(DM)

Mao Tsé-Tung = monstro do século XX (DM)

Um cálculo modesto das vítimas de Mao Tsé-Tung apontam para uns 70 milhões de mortos. Morreu mais gente em consequência das suas acções do que às mãos de Hitler ou de Estaline.
Que moral têm os comunistas ao condenarem a política externa de George W. Bush? Os números falam por si. Se somarmos as mortes provocadas por Estaline e Mao atingiremos um número horrendo, o número 100 milhões!
A História mostra que o comunismo está morto como o nazismo. Lamentável é facto de existirem apoiantes desta ideologia.

Frase (DM)

Nunca desista. Nunca. Nunca. Nunca. Nunca.

Winston Churchill

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Preocupante...(DM)

É lamentável, que a oposição do nosso país ainda não se tenha manifestado acerca do PIB do terceiro trimestre que afundou-se dramaticamente. Este governo, em vez de estar preocupado com a laicidade do Estado deveria pensar nos problemas reais do país. Lamento...

Mais uma piada! (DM)

Estas presidenciais têm revelado algum irrealismo! Jerónimo de Sousa diz que se for Presidente da República vai dissolver a NATO! É verdade, dissolver!

No mínimo, anedótico!

A última piada de Francisco Louçã, foi este ter dito que "George W. Bush é o homem mais perigoso do mundo"! Bem, os nossos amigos Bin Laden, Saddam Hussein, Mahmoud Ahmadinejad, entre outros, são todos pacíficos!

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Frase (DM)

Nunca me preocupo com o futuro. Muito em breve ele virá.

Albert Einstein

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Bem visto! (DM)

Ainda não vi reclamar a eliminação de símbolos maçónicos em estátuas e monumentos nas nossas ruas, por ofenderem os que não partilham tais convicções. E os crucifixos, ofendem alguém? Haja bom senso.

Francisco Sarsfield Cabral, Diário de Notícias, 5-12-2005

Concordo plenamente com a afirmação de Francisco Sarsfield e lamento que não se limpem esses símbolos maçónicos que ofendem deveras muita gente.

domingo, dezembro 04, 2005

Francisco Sá Carneiro & Adelino Amaro da Costa faleceram há 25 anos (DM)

quinta-feira, dezembro 01, 2005

A falta de Churchill...(DM)

A crise de valores que existe no mundo faz lembrar Churchill:

Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança.


Winston Churchill

 

 

   Links

Blogues

  • 31 da Armada
  • A Arte da Fuga
  • A Destreza das Dúvidas
  • A Origem das Espécies
  • Abrigo de Pastora
  • Abrupto
  • Atlântico
  • Axónios Gastos
  • Blasfémias
  • Bloguí­tica
  • Causa Liberal
  • Combustões
  • Conversas Vadias
  • Da Rússia
  • Do Portugal Profundo
  • Grande Loja do Queijo Limiano
  • João Pereira Coutinho
  • Letras com Garfos
  • Lóbi do Chá
  • Margens de Erro
  • My Guide to your Galaxy
  • O Futuro Presente
  • O Insurgente
  • O Mal de Portugal
  • O Observador
  • O Purgatório
  • Observatório da Jihad
  • Por Causa Dele
  • Por Tu Graal
  • Pura Economia
  • Quadratura do Círculo
  • Relações Internacionais
  • Retórica
  • Tempos Interessantes
  • Teoria da Suspiração
  • The Guest of Time
  • The Intelectual Life
  • Tomar Partido
  • Blogues Internacionais

  • Cato @ Liberty
  • Counterterrorism Blog
  • Freakonomics Blog
  • JCB Blog
  • Johan Norberg Blog
  • NEI Nuclear Notes
  • Private Sector Development Blog
  • Secondhand Smoke
  • The Conservative Philosopher
  • Imprensa

  • Público
  • Correio da Manhã
  • Jornal de Notí­cias
  • Diário Digital
  • Diário de Notí­cias
  • Agência Lusa
  • Diário Económico
  • Jornal de Negócios
  • Courrier Internacional
  • Expresso
  • Visão Online
  • Sol
  • TSF
  • Rádio Renascensa
  • Imprensa Internacional

  • ABC
  • Google News
  • Yahoo! News
  • The Economist
  • BusinessWeek
  • Foreign Policy
  • Time
  • Bloomberg
  • Financial Times
  • MSNBCnews
  • Foreign Affairs
  • CNN
  • Fortune
  • The Atlantic
  • The Times
  • The New York Times
  • Washington post
  • Zenit
  • Reuters
  • MercatorNet
  • Agence France Press
  • Courrier International
  • Le Monde
  • All Africa
  • Jornal de Angola
  • Invertia
  • Aljazeera
  • China Daily
  • Informações

  • IEEI
  • CIARI
  • IPRI
  • CIEJD
  • IGFSE
  • SEDES
  • Crí­tica
  • O Portal da Cidade de Braga
  • Universidade do Minho
  • Centro Universitário do Minho
  • Parleurop
  • Rede Eléctrica Nacional
  • Páginas Amarelas
  • Icep Portugal
  • Comissão Nacional de Eleições
  • Instituto Nacional de Estatí­stica
  • Dicionário de Lí­ngua Portuguesa
  • Banco de Portugal
  • Compromisso Portugal
  • União Europeia
  • Serviço de Informações de Segurança
  • Presidência da República
  • Portal do Governo
  • Diário da República Electrónico
  • Assembleia da República
  • Informações Internacionais

  • WTO
  • OPEC
  • OECD
  • OSCE
  • NATO
  • Hoover Institution
  • BP Global
  • Institute for International Economics
  • The World Bank
  • International Monetary Fund
  • Center for Security Policy
  • Chatham House
  • Council on Foreign Relations
  • Institut d'Études de Sécurité
  • Eurobarometer
  • Institute of Development Studies
  • G8 Information Centre
  • United Nations
  • Terrorism Research Center
  • The International Institute For
    Strategic Studies

  • CIA - The World Fact Book
  • Religião Católica

  • A Santa Sé
  • Opus Dei
  • Catholic Fire
  • Partidos Polí­ticos Portugueses

  • Partido Social Democrata
  • CDS/Partido Popular
  • Partido Nova Democracia
  • Partido Socialista
  • Partido Comunista Português
  • Bloco de Esquerda
  • Partidos e Instituições Conservadoras

  • International Democratic Union
  • The Conservative Party
  • Republican National Committe
  • American Conservative Union
  • The Churchill Center
  • Margaret Thatcher Foundation
  • Union pour un Mouvement Populaire
  • CDU/CSU
  • Conservative Party of Canada
  • Liberal Party of Australia