quinta-feira, junho 30, 2005

Manobras políticas (DS)

Este governo para fugir à trapalhada do orçamento rectificativo, inicia uma apresentação de novas medidas que vão ser implementadas. Como é o caso de: criar uma empresa num só dia, apresentar uma nova lei para antecipar o referendo do aborto e a alteração de outros regimes de aposentação.
Excelente estratega o nosso Primeiro-Ministro! Nem deixa a oposição pedir esclarecimentos! Quando algo corre mal, apresenta-se novas medidas para não dar espaço à comunicação social para esta criticar o governo. Todavia, os media parecem corresponder à vontade do governo. E, de facto, exercem de certo modo alguma pressão em determinadas notícias que começam a ser massacrantes na sua repetitividade e encaminham assim para o esquecimento as trapalhadas do governo. Enfim, manobras políticas....

Frase do dia (DS)

Se disseres a verdade, não terás que te lembrar de nada.

Mark Twain

Amanhã é que vai ser...! (DS)

Amanhã entra a subida do IVA de 19% para 21% e, a aprovação da trapalhada do orçamento rectificativo (que vai também subir outras taxas). Os portugueses e as empresas vão sentir directamente a crise que vai no Estado.
Com todas estas medidas, que atrofiam o crescimento económico, vai haver a diminuição do consumo interno, subida do desemprego, descida da competitividade e aumento da criminalidade. Todo isto vai ser confrangedor para a economia, para os portugueses e para as empresas.
Como disse António Borges, e bem, os governos existem para enfrentar problemas complexos e não é com a simples subida dos impostos que se resolvem os problemas económicos e sociais.
A subida do IVA acarreta consigo os mais variados problemas. Se não houver consumo e não existir um grande fluxo de exportações (que é o que provoca a subida dos impostos), não há produção nacional (não se produz riqueza). E assim, podemos concluir que a subida dos impostos é desnecessária e tal subida implica um efeito de recessão.
Quando começar toda esta crise (pior que a actual) vai haver uma maior agitação social e política que esta maioria socialista não vai ser idónea de aguentar. Segue-se então mais uma crise política (a queda do governo)....
Acho que os leitores conseguiram perceber o quadro que está a ser traçado por este governo.
Que deveria ser feito? Bem, muita coisa. Primeiro, despedir 200 mil funcionários da função pública (que é defendido pelo eng. Belmiro de Azevedo) depois, descer impostos e reduzir os descontos para a caixa. Após estas medidas, é necessário negociar com empresas multinacionais e atraí-las para cá, dando emprego aos desempregados da função pública e outros. Criar incentivos fiscais para as empresas pois, estas têm de ser competitivas no plano internacional. Só assim ultrapassaremos a crise.

quarta-feira, junho 29, 2005

Frase do dia (DS)

É difícil acreditares que um homem está a dizer verdade quando mentirias se estivesses no seu lugar.

H. L. Mencken

Paul Cézanne "Still Life with Skull - 1895-1900" (DS)

terça-feira, junho 28, 2005

Frase do dia (DS)

A arte do amor... é em grande parte a arte da persistência.

Albert Ellis

segunda-feira, junho 27, 2005

Os irresponsáveis jovens do bloco (DS)

Estes jovens não têm mais nada que fazer senão estarem num Workshop do Bloco de Esquerda para aprenderem "Técnicas de desobediência civil". Entre as técnicas pode-se distinguir "como ocupar espaços públicos" e "resistir a uma agressão policial". Enfim, anarquismo faz parte da maneira de estar destes jovens.

Frase do dia (DS)

Oh liberdade, quantos crimes se cometem em teu nome!

Madame Roland

A (Des)educação sexual nas escolas - Diogo Carvalho (DS)

- Qual é a autoridade moral do Ministério da Educação ou da APF para decidirem a ética sexual a dar aos alunos, alguns ainda crianças, ainda por cima sem o consentimento dos seus pais e quando um dos próprios criadores das teorias que estão por detrás dos programas se mostra arrependido do “monstro” que criou sem intenção e está preocupado com os efeitos nefastos que sabe por experiência que estes programas e exercícios irão ter nos alunos?

O MOVE (Movimento de Pais) está a passar na Internet e em papel uma petição / abaixo-assinado, que já conta com mais de 11 mil assinaturas online a ser entregue na AR, onde os assinantes manifestam a sua repulsa pelo conteúdo dos programas de "educação" sexual promovido pelo Ministério da
Educação, em colaboração com a Associação para o Planeamento da Família (APF), que foi denunciado no semanário "Expresso" no mês passado. Entretanto, a
APF finalmente reconheceu publicamente, em carta publicada no jornal
"Expresso" de 18 de Junho, que os manuais reproduzidos pelo jornal em
14/5/2005 de facto existem.
Os especialistas consideram os exercícios propostos pelos manuais de
Educação Sexual "«ridículos»(...) «não há contexto emocional» em todos
os conteúdos programáticos sobre sexualidade, tal como ausentes estão «as famílias, o próprio envolvimento cultural e, mais grave, a possibilidade de qualquer pessoa dizer ‘não’». (...) podem mesmo «ser perturbadores,
agressivos...»" (Expresso)
Os pais são completamente excluídos de consulta sobre a "educação"
sexual que recebem os seus filhos.
Em Carta Aberta aos pais portugueses, que aconselho a leitura em carta aberta,o investigador W. Coulson, que em conjunto com C. Rogers criou teorias que foram aproveitadas por técnicos de educação que desenvolvem os currículos de “educação” sexual que a IPPF (órgão internacional que reúne as associações de planeamento para a família, como a APF) divulga, mostra-se arrependido das suas teorias amplamente divulgadas e afirma: “Eu sei o que vai acontecer às crianças de Portugal caso se apliquem nas escolas actividades baseadas nos jogos de clarificação de valores. Estou certo de que vocês gostam muito dos vossos filhos. Por isso (e se me é permitido falar com emoção): retirem das escolas esse modelo de educação sexual.
Amanhã será tarde demais. Eu ajudei a criar o monstro. Por favor, ajudem-me a matá-lo.”

Diogo J. F. de Carvalho

domingo, junho 26, 2005

Frase do dia (DS)

Nós julgamo-nos pelo que propomos. Os outros julgam-nos pelo que fizemos.

Henry Longfellow

sábado, junho 25, 2005

Sondagem à C.M.Lisboa (DS)


O centro-direita vai à frente!

fonte: Expresso

LBO (Leverage buyout)

Aquisição de uma empresa essencialmente através do recurso a fundos alheios, normalmente por parte de um grupo em que se incluem alguns dos gestores da empresa-alvo.

Paula Rego "Target" (DS)



Recorde absoluto de um quadro de Paula Rego.
"Target" (Alvo), um dos mais famosos da série da Mulher-Cão, acaba de ser vendido, em Londres, por 344 mil libras (516 mil euros).

Frase do dia (DS)

Uma única acção é melhor que mil suspiros.

Rabi Shalom Dov Ber

O Estado e a sociedade civil: ingovernabilidade - André Menezes Marques (DS)

Num artigo do "Público" de 23 de Maio, Mário Pinto explica sucintamente a que se deve a ingovernabilidade das democracias modernas burocráticas, nas quais se encontra Portugal.
Nos últimos anos, tem-se optado sempre por mais Estado e pela sua política, em substituição da sociedade civil. No entanto, esta opção revelou-se desvantajosa uma vez que o Estado, que depende da sociedade civil e do seu ethos, depois de a esvaziar tornando-se a sua providência, fica impotente para a reabastecer.
Portanto, a ingovernabilidade é consequência imediata da existência de sociedades estato-dependentes. É completamente ilusório dizer que o
Estado paga tudo (educação, saúde, reformas, etc): na verdade, para o fazer, tem que "sugar" a sociedade civil.
Desta forma, torna-se urgente repensar o nosso modelo político, emagrecer o peso do Estado e incentivar a iniciativa privada.

André Menezes Marques

quinta-feira, junho 23, 2005

Frase do dia (DS)

Quem decide pode errar. Quem não decide já errou.

Herbert von Karajan

quarta-feira, junho 22, 2005

Frase do dia (DS)

Não existe acaso.

François-Marie Arouet Voltaire

Report from the Comission - Portugal (DS)

This report was prepared according to the Article 104 (3) of the Treaty.
If you want to see what do they say about Portugal click here.

terça-feira, junho 21, 2005

Frase do dia (DS)

Uma celebridade é uma pessoa que trabalha muito durante a sua vida para se tornar famosa, e depois usa óculos escuros para evitar ser reconhecida.

Fred Allen

segunda-feira, junho 20, 2005

Portugal e EUA (DS)

O nosso saldo comercial subiu até aos 860% entre 1999 e 2004. Na verdade, esta é mais uma prova que mostra a necessidade que temos de cada vez mais optimizar as nossas relações transatlânticas. Actualmente, ficamos mais a ganhar com os EUA do que estar na Europa.

Edgar Degas "Les repasseuses - 1884" (DS)

Frase do dia (DS)

Os factos são coisas teimosas.

John Adams

Escândalo! (DS)

Escandalosa a notícia que saiu no semanário "O Independente". Este mostra todas as regalias e privilégios que o corpo administrativo do Banco de Portugal tem direito. Uma das principais "regalias" é o facto do conselho de administração custar 1.5 milhões de euros (300 mil contos) por ano! Leiam a notícia e comentem!

sábado, junho 18, 2005

Frase do dia (DS)

Para melhorar é necessário mudar, para ser perfeito é necessário mudar frequentemente.

Sir Winston Churchill (1874 - 1965); estadista inglês

Sondagem à C.M.Porto (DS)



Parece que o Rui Rio vai à frente com maioria absoluta!

fonte: Expresso

sexta-feira, junho 17, 2005

Frase do dia (DS)

O que é um amigo? Uma única alma habitando dois corpos.

Aristóteles

quinta-feira, junho 16, 2005

Álvaro Cunhal e a Europa (DS)

O prognóstico de Cunhal relativamente à nossa adesão à CEE, era que seria a ruína da nossa economia. Este prognóstico foi visto como um erro. De facto, este senhor não parece estar errado nem tão pouco cego como foi dito.
Apesar da minha divergência com os comunistas, acho que Cunhal teve e tem razão.
Se estamos na Europa para sermos prejudicados só temos que sair.
Os fundos não são propriamente oferecidos como a opinião pública pensa que são. Cada euro da União Europeia significa dois inconvenientes: criamos um débito moral e ético e ainda temos um compromisso de contribuirmos para os Estados membros da União menos desenvolvidos que Portugal.

terça-feira, junho 14, 2005

Frase do dia (DS)

A sorte deixa-se vencer mais pelos audaciosos do que pelos prudentes.

Nicolau Maquiavel

Festival de Ópera e Música Clássica em Pte de Lima (DS)

O III Festival de Ópera e Música Clássica de Ponte de Lima vai decorrer de 09 a 24 de Julho, oferecendo um total de onze concertos, entre os quais a ópera "L'Élisir d'Amore", de Donizetti.
"O objectivo é preencher o vazio existente no Norte de Portugal em termos de oferta de ópera", sublinhou Robert Illing.
Aconselho!

fonte: Agência Lusa

segunda-feira, junho 13, 2005

Frase do dia (DS)

Ajuda-te que o Céu te ajudará.

Jean de la Fontaine

Camille Pissarro "Landscape at Chaponval - 1880" (DS)

sábado, junho 11, 2005

Frase do dia (DS)

Não é a duração da vida, mas a profundidade dela.

Ralph Waldo Emerson

quinta-feira, junho 09, 2005

Acerca da Constituição Europeia (DS)

Martins da Cruz ( ex-ministro dos Negócios Estrangeiros) escreve no Diário Económico que "pela primera vez a União Europeia vai ter que escolher entre dois modelos". Martins da Cruz explica que, " o primeiro modelo é centralizador, com um formato que garante o modelo social europeu, que cada vez mais a Europa dos EUA, até em questões de defesa, e tende a um horizonte federelista. Este é defenfido pela França, países do Benelux - mais pela Bélgica do que pelo Luxemburgo-, mas também pela Alemanha. Depois há um outro modelo, que é defendido pela Inglaterra, mas também pelos novos países, a chamda nova Europa - não sei, aliás, se Portugal não estará no meio termo-, que revê a Europa como um projecto de integração mas privilegiando uma zona de livre comércio com grandes liberdades de circulação - para capitais, empresas, serviços -, uma Europa que partilha com os EUA a sua defesa e uma comunidade de valores, uma Europa que não tem um modelo social."
Finalmente, apareceu alguém que explicou resumidamente o que se passa com a Europa. Martins da Cruz salienta que o problema deste Tratado, é não reflectir nenhum destes modelos.

Juan Gris "Landscape at Ceret - 1913" (DS)

Frase do dia (DS)

Tudo o que vejo ensina-me a acreditar no Criador de tudo aquilo que nunca vi.

Ralph Waldo Emerson

terça-feira, junho 07, 2005

Frase do dia (DS)

Journalism largely consists of saying 'Lord Jones is Dead' to people who never knew that Lord Jones was alive.

G. K. Chesterton (1874-1936)

Hedging (DS)

Técnica de cobertura de risco que visa a protecção de uma determinada posição (actual ou futura) num activo (moeda, obrigação, acção, mercadoria), contrato (de futuros ou opções) ou índice em relação ao risco de perda do seu valor.

domingo, junho 05, 2005

Frase do dia (DS)

Se aceitarmos a definição consagrada de coragem como qualidade de não conhecer o medo, então nunca vi um homem corajoso.

General George Patton

sexta-feira, junho 03, 2005

Frase do dia (DS)

O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.

Confúcio

Ministro de Estado e das Finanças (DS)

Eu questiono-me profundamente, como é que o ministro das Finanças anuncia medidas de austeridade e no entanto este acumula mensalmente 15 mil euros de pensão do Banco de Portugal com o ordenado de ministro? Como é que Campos e Cunha anuncia medidas de contenção na despesa pública e recebe concomitantemente 15 mil euros mensais?
O mesmo já não se passou com Bagão Félix. O ex-ministro também tinha direito a uma pensão do Banco de Portugal (inferior à de Campos e Cunha que é de 8641 euros) todavia, este suspendeu-a enquanto membro do governo.
Inaceitável é o facto dos juízes do Tribunal Constitucional trocarem a frota Peugeot de 1998, por uma frota BMW com o dinheiro do Estado, o dinheiro do povo português, o dinheiro público . O critério da "oferta" dos BMW a cada juíz è a hierarquia do Tribunal. O presidente tem direito a um BMW 730, o vice-presidente a um 530d e os restantes 11 recebem um 320d. Tudo somado dá 484 mil euros.
Que democracia é esta? Que governo é este?

A crise....(DS)



http://www.sergeicartoons.com

quinta-feira, junho 02, 2005

Frase do dia (DS)

O sucesso tem muitos pais; o fracasso é um órfão solitário.

John F. Kennedy

Berthe Morisot "Eugène Manet on the Isle of Wight - 1875" (DS)

 

 

   Links

Blogues

  • 31 da Armada
  • A Arte da Fuga
  • A Destreza das Dúvidas
  • A Origem das Espécies
  • Abrigo de Pastora
  • Abrupto
  • Atlântico
  • Axónios Gastos
  • Blasfémias
  • Bloguí­tica
  • Causa Liberal
  • Combustões
  • Conversas Vadias
  • Da Rússia
  • Do Portugal Profundo
  • Grande Loja do Queijo Limiano
  • João Pereira Coutinho
  • Letras com Garfos
  • Lóbi do Chá
  • Margens de Erro
  • My Guide to your Galaxy
  • O Futuro Presente
  • O Insurgente
  • O Mal de Portugal
  • O Observador
  • O Purgatório
  • Observatório da Jihad
  • Por Causa Dele
  • Por Tu Graal
  • Pura Economia
  • Quadratura do Círculo
  • Relações Internacionais
  • Retórica
  • Tempos Interessantes
  • Teoria da Suspiração
  • The Guest of Time
  • The Intelectual Life
  • Tomar Partido
  • Blogues Internacionais

  • Cato @ Liberty
  • Counterterrorism Blog
  • Freakonomics Blog
  • JCB Blog
  • Johan Norberg Blog
  • NEI Nuclear Notes
  • Private Sector Development Blog
  • Secondhand Smoke
  • The Conservative Philosopher
  • Imprensa

  • Público
  • Correio da Manhã
  • Jornal de Notí­cias
  • Diário Digital
  • Diário de Notí­cias
  • Agência Lusa
  • Diário Económico
  • Jornal de Negócios
  • Courrier Internacional
  • Expresso
  • Visão Online
  • Sol
  • TSF
  • Rádio Renascensa
  • Imprensa Internacional

  • ABC
  • Google News
  • Yahoo! News
  • The Economist
  • BusinessWeek
  • Foreign Policy
  • Time
  • Bloomberg
  • Financial Times
  • MSNBCnews
  • Foreign Affairs
  • CNN
  • Fortune
  • The Atlantic
  • The Times
  • The New York Times
  • Washington post
  • Zenit
  • Reuters
  • MercatorNet
  • Agence France Press
  • Courrier International
  • Le Monde
  • All Africa
  • Jornal de Angola
  • Invertia
  • Aljazeera
  • China Daily
  • Informações

  • IEEI
  • CIARI
  • IPRI
  • CIEJD
  • IGFSE
  • SEDES
  • Crí­tica
  • O Portal da Cidade de Braga
  • Universidade do Minho
  • Centro Universitário do Minho
  • Parleurop
  • Rede Eléctrica Nacional
  • Páginas Amarelas
  • Icep Portugal
  • Comissão Nacional de Eleições
  • Instituto Nacional de Estatí­stica
  • Dicionário de Lí­ngua Portuguesa
  • Banco de Portugal
  • Compromisso Portugal
  • União Europeia
  • Serviço de Informações de Segurança
  • Presidência da República
  • Portal do Governo
  • Diário da República Electrónico
  • Assembleia da República
  • Informações Internacionais

  • WTO
  • OPEC
  • OECD
  • OSCE
  • NATO
  • Hoover Institution
  • BP Global
  • Institute for International Economics
  • The World Bank
  • International Monetary Fund
  • Center for Security Policy
  • Chatham House
  • Council on Foreign Relations
  • Institut d'Études de Sécurité
  • Eurobarometer
  • Institute of Development Studies
  • G8 Information Centre
  • United Nations
  • Terrorism Research Center
  • The International Institute For
    Strategic Studies

  • CIA - The World Fact Book
  • Religião Católica

  • A Santa Sé
  • Opus Dei
  • Catholic Fire
  • Partidos Polí­ticos Portugueses

  • Partido Social Democrata
  • CDS/Partido Popular
  • Partido Nova Democracia
  • Partido Socialista
  • Partido Comunista Português
  • Bloco de Esquerda
  • Partidos e Instituições Conservadoras

  • International Democratic Union
  • The Conservative Party
  • Republican National Committe
  • American Conservative Union
  • The Churchill Center
  • Margaret Thatcher Foundation
  • Union pour un Mouvement Populaire
  • CDU/CSU
  • Conservative Party of Canada
  • Liberal Party of Australia